TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA EM SALA DE AULA

Por:   •  10/5/2022  •  Tese  •  7.895 Palavras (32 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS- ISEPRO

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

MARIA DA PAZ DE CASTRO BATISTA

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA EM SALA DE AULA

PORTO GRANDE-AP

2020

 MARIA DA PAZ DE CASTRO BATISTA[pic 3]

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA EM SALA DE AULA

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto de Ensino Superior Programus pela acadêmica Maria da Paz de Castro Batista do curso de Licenciatura em Pedagogia como requisito parcial de avaliação da disciplina: TCC I, ministrada pela Profa. Esp. Márcia Borralho.

PORTO GRANDE-AP

2020

MARIA DA PAZ DE CASTRO BATISTA[pic 4]

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA EM SALA DE AULA

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto de Ensino Superior Programus pela acadêmica Maria da Paz de Castro Batista do curso de Licenciatura em Pedagogia como requisito parcial de avaliação da disciplina: TCC I, ministrada pela Profa. Esp. Márcia Borralho.

Nota: ____/_____/_____

_____________________________________________

Profa. Esp. Márcia Cristina Borralho Mendes

PORTO GRANDE-AP

2020

[pic 5]

Dedico esse trabalho aos meus pais António e Dagmar, aos meus filhos Regina, Flávia, Wellington, neto e Germana e todos os meus netos, em especial a Gabriela. E ao meu marido. Se não fosse por eles, eu não tinha conseguido concluir o meu curso. Eles foram a minha inspiração a razão da minha luta.

AGRADECIMENTOS[pic 6]

Agradeço primeiro a Deus, que é o meu norte e sempre me manteve forte durante todos esses anos;

Agradeço a minha família por acreditarem no meu sonho, e me acompanharem durante essa trajetória;

Agradeço a faculdade ISEPRO que me acolheu durante esses anos e me motivou a buscar conhecimento;

Agradeço a todos os professores que ministraram aulas em nossa turma que sempre mostraram interesse em nos ensinar seus conhecimentos;

Agradeço a professora e orientadora Márcia Borralho principalmente por sua atenção;

Agradeço aos meus colegas e a Mayane que se dedicou muito a turma.

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA EM SALA DE AULA

Maria da Paz de Castro Batista[1]

Márcia Cristina Borralho Mendes[2]

RESUMO

Pretendeu-se neste trabalho analisar a importância das práticas restaurativas nas escolas. Tais práticas envolvem técnicas de escuta ativa, mediação de conflitos e empoderamento, sendo estes os fatores que incentivam e potencializam o convívio pacifico entre as pessoas com intuito de melhorar, o relacionamento dos alunos e profissionais da educação, como um todo. Para isso, optou-se por pesquisa qualitativa. Como mecanismo de coleta de dados o estudo bibliográfico, bem como encontros e palestras para realização e desenvolvimento da Prática Restaurativa. Os dados provenientes foram analisados de acordo com referenciais teóricos, sendo os principais: Nunes (2018), Oliveira (2016), Lara e Moliane (2016), Passos e Ribeiro (2018), Matraca (2018). Diante desse trabalho observou-se que as práticas restaurativas impulsionam à melhoria das relações interpessoais, são fundamentais para o desenvolvimento psíquico, e social e intelectual no contexto educacional. Esse trabalho tem na perspectiva de minimizar os conflitos dentro desse ambiente envolvendo todos os funcionários, no combate de transformar o indivíduo no seu processo de desenvolvimento, juntando as ideias num só propósito de paz. Desse modo, concluiu-se que a efetuação das práticas restaurativas no ambiente educacional contribui para gestão escolar focada em busca do crescimento de toda comunidade escolar.

Palavras-chaves: Conflitos, Educação, Mediação, Gestão escolar, Relações.

1 INTRODUÇÃO

O interesse em estudar as práticas restaurativas no âmbito educacional vem junto com o aumento de violência presente em várias escolas pelo país, como resposta da falta do diálogo entre os discentes, docentes e o corpo técnico. Defronte dessa realidade nas escolas, procurou-se entender os impactos desse novo método no espaço educacional e suas contribuições para o desenvolvimento da gestão escolar. Indagou-se: existe espaço no ambiente escolar para as Práticas Restaurativas? Qual sua função na escola? Neste sentido, este trabalho tem como finalidade mostrar a importância das Práticas Restaurativas no cotidiano escolar e suas implicações para a formação integral dos discentes.

  As práticas restaurativas começaram com projetos na justiça e educação para combater a violência nas escolas. São inseridas como acolhimento pedagógico no combate a violência em todo o ambiente escolar, com o intuito de trabalhar os comportamentos inadequados, em sintonia com o corpo técnico, discente e docente da unidade escolar. Com a função de reparar o dano causado com a prática da infração, as Práticas Restaurativas se valem do diálogo entre a cidadania empolado com o surgimento do conflito, quais sejam, autor, vítima e em alguns casos a comunidade. Logo, é avaliada segundo sua capacidade de fazer com que as responsabilidades pelo cometimento do delito sejam assumidas, as necessidades oriundas da ofensa sejam satisfatoriamente atendidas e a cura, ou seja, um resultado individual socialmente harmônico seja alcançado. Trata-se de um processo estritamente voluntário, relativamente informal e caracterizado pelo encontro e inclusão.

O acolhimento aos alunos é mobilizado com todos os funcionários no ambiente escolar na construção de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. É preciso ter novo olhar acreditar sempre no seu potencial, nas suas virtudes em que a escola tem seu papel de mudar comportamentos desses alunos e principalmente a construção de seu caráter e melhorar a evasão escolar devolvendo a eles a cidadania. É necessário criar métodos junto ao seu grupo para desenvolver uma gestão democrática pautada no diálogo entre seus interlocutores e na participação ativa da comunidade escolar, promovendo o desenvolvimento educacional na gestão escolar, com garantias de aprendizado e qualidade de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com