TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPAIS MANIFETAÇÕES ARTISTICAS

Por:   •  23/8/2015  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

HUMANISMO

PRINCÍPAIS MANIFETAÇÕES ARTISTICAS

O humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento, o ser humano passou a ser valorizado, o homem passou a ser o centro de tudo e não mais Deus, com isso Os artistas começaram a dar mais valor às emoções humanas retratando-as em expressões artísticas e culturais.

O movimento Literário foi bastante rico em autores e em obras de grande destaque. As principais manifestações e autores do Humanismo foram a Prosa Historiográfica: de Fernão Lopes foi nomeado cronista-mor do reino e tinha como função registrar os fatos e escrever três crônicas, que são Crônica de El- Rei D. Fernando, de El- Rei D. João e de El- Rei D. Pedro I. a Poesia palaciana: fita pelos próprio nobres do palácio com finalidade de ser apresentadas para a corte nos serões que eram concursos poéticos, audição de música e recitação de poesia e as mesmas eram diferenciadas das cantigas pois a musica era separada da letra. E o Teatro de Gil Vicente: apresentadas no Paço Real com abordagens variados e mais intensas pois perdeu seu caráter religioso em consequência da crise da igreja, suas críticas eram todas voltadas aos indivíduos e nunca as instituições, e Suas obras sempre vinham carregadas de alegorias, Suas principais peças foram Auto da Barca do Inferno, A Farsa de Inês Pereira, O Juiz da Beira e Auto da Índia, todos esses movimentos importantíssimos buscavam também novas formas de diversão e passatempos.

Em vista disso, concluo que as mudanças culturais se deram em decorrência do surgimento dessa nova classe social a burguesia em que o Teocentrismo deu lugar ao Antropocentrismo, onde o homem se coloca como sendo o centro do universo com isso Todas as Artes tornam-se mais humanas, passam a retratar mais o ser humano em sua formação, agora os artistas passam a embutir em suas obras também o lado humano derivado desse novo regime social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com