TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS BÁSICOS DO COMPORTAMENTO

Tese: PROCESSOS BÁSICOS DO COMPORTAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2013  •  Tese  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSOS BÁSICOS DO COMPORTAMENTO

1. Sensação

Nosso organismo é equipado com sistemas especiais de captação de informações, que denominamos Sentidos ou Sistemas Sensoriais. São eles que nos capacitam a colher dados de maneira a podermos planejar e controlar nosso comportamento e nos movimentar.

Os sentidos detectam, realizam transdução (conversão) e transmitem informações sensoriais. Cada sentido tem um elemento de detecção denominado Receptor, que é composto por uma única célula ou um grupo de células especificamente responsável por um determinado tipo de energia.

Cientistas catalogaram onze sentidos humanos distintos, sendo que a Visão, a Audição, o Paladar e o Olfato encontram-se entre os mais conhecidos.

O Tato revelou-se composto de cinco sistemas dérmicos (pele) separados (ou somato-sensoriais): contato físico, pressão profunda, calor, frio e dor.

Os seres humanos têm mais dois sentidos que detectam os atos do próprio organismo (proprioceptivos), que são: sentido cinestésico e o sentido vestibular.

O sentido cinestésico depende dos receptores dos músculos, tendões e articulações. Esse sistema informa os seres humanos do posicionamento relativo das partes do corpo durante o movimento. Se fecharmos os olhos e flexionarmos a perna, o sentido cinestésico nos torna consciente do movimento.

O sentido vestibular é, às vezes, denominado sentido de orientação ou equilíbrio. Responsável por informar a respeito do movimento e da orientação de sua cabeça e corpo em relação à terra quando estes se movimentam sozinhos dentro do meio que os cerca e quando são impulsionados através do espaço por automóveis, aviões, barcos e outros meios de transporte. Os órgãos vestibulares estão localizados nas partes ósseas do crânio em ambos os ouvidos internos, são cheios de fluidos que registra as mudanças de velocidade e direção do movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com