TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Comportamento Organizacional

Artigo: Processos Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

A direção usada para o desenvolvimento do nosso trabalho foi baseada na divisão participativa (teoria Y), pois nosso trabalho é inteiramente em prol do próximo e do meio ambiente.

No nível institucional baseado na nossa missão e visão, procuramos direcionar os departamentos e as pessoas envolvidas a se comprometerem com o projeto, conduzindo e orientando, todos os níveis intermediário e operacional para que tudo saia conforme planejado. A diretoria buscou recursos com a faculdade para implantação do projeto e passou para o nível intermediário a missão de orientar o nível operacional para a conscientização dos alunos e professores sobre a necessidade da separação dos lixos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente, além de contribuir como fonte de renda de muitos catadores ou proporcionar aos alunos, incentivo para o estudo com os descontos nas mensalidades.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:

Nada mais é do que o estudo do comportamento das pessoas no meio que ela vive e interage, seja uma empresa, uns Pais, uma instituição ou qualquer que seja o meio de convivência da mesma!

O comportamento Organizacional, e uma área do conhecimento que deve estar em constante estudo, pois o ser humano esta em constante evolução.

A preocupação dos estudiosos de CO é estudar o comportamento humano, suas ações e reações no ambiente em que ela interage para poder a partir daí poder dar orientação no sentido de melhorar bem estar; nas empresas em particular esse estudo visa melhorar o ambiente de trabalho e com isso conseguir produzir mais e com mais qualidade no produto final e por conseqüência conseguir uma redução drástica nas despesas medicas de seus colaboradores, aja visto que o numero de colaboradores em tratamento com stress no trabalho nas empresas é altíssimo!

Os métodos científicos em que se baseio o estudo de CO são: OBSERVAÇÃO, PREDIÇÃO E MENSURAÇÃO.

Os métodos científicos são usados no estudo de CO para auxiliar a intuição no que diz respeito a atitudes previsíveis do ser humano, quando essas dois habilidades (cientifica e intuitiva) trabalhão juntam o Objetivo do CO fica mais fácil de ser implantado e adquire um grande resultado dentro da organização.

Com o estudo de CO verificamos que não existe uma formula mágica nem pré definida administração e precisa que parte da gerencia parta do principio da observação para poder chegar ao método administrativo adequado para sua organização.

Desde que o homem existe mesmo que de uma maneira rudimentar ele já se organizava em grupos, mesmo no tempo das cavernas já existia um líder no grupo que vem desde então aperfeiçoando seus métodos de organização e relacionamento em todas as áreas de atuação.

Hoje se faz necessario aprofundar-se nos estudos de Comportamento Organizacional para podermos melhorar nosso relacionamento humano com as pessoas com que interagimos e assim poder melhorar o meio como um todo!

Os propósitos de CO é explicar, prever e controlar o comportamento do ser humano dentro de uma organização de maneira a chegar a uma eficiência produtiva com uma grande redução do desgaste dos colaboradores!

Dentre a característica de CO a preocupação com a satisfação no trabalho é muito importante, pois ela nos obriga a usar outras características também.

Alguma das principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos de CO é:

Aumento da produtividade e qualidade da empresa, melhoria das habilidades dos colaboradores em administrar a diversidade da força de trabalho principalmente no que diz respeito à Raça. Etnia e sexo dos participantes, estimular a inovação e as mudanças dentro das organizações para manter a competitividade dentro do mercado, aprender a trabalhar com pessoas de diferentes culturas, hoje as pessoas tem dificuldades em se relacionar com pessoas de diferentes correntes religiosas e regiões imagine com diferenças culturais gritantes como a cultura ocidental e a do oriente médio por ex.

VISÃO SISTEMICA.

A visão sistêmica passou a ser estudada no século xx onde estudiosos de varias áreas concluirão que nossa sociedade é composta com vários sistemas interligados entre si que pela evolução acelerada da sociedade como um todo cada sistema ficou fragmentado com uma parte do conhecimento perdendo o foco do todo. Vimos no século xx que sistemas sociais a tecnologia se desenvolverão em detrimento dos que ficarão marginalizados, podemos usar ex. entre vários sistemas o sistema financeiro americano que se desenvolveu muito alem dos outros sistemas que acabarão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com