TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA CARACTERÍSTICA FUNDAMENTAL DAS SOCIEDADES HUMANAS

Por:   •  18/6/2018  •  Tese  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  6.369 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO COMENTADO DO CAPÍTULO 01 POR TÓPICOS.

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA CARACTERÍSTICA FUNDAMENTAL DAS                                                                                          SOCIEDADES HUMANAS

RIO BRANCO-AC

DISCENTE: NATALIA

DOSCENTE: PROF: KETHLEN SABRINA M. DE ALENCAR

TURMA: 1º B

TURNO: MATUTINO

                       

                                       

[pic 1]

                       RIO BRANCO AC                            13 DE ABRIL 2016

                PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA CARACTERÍSTICA

                        FUNDAMENTAL DAS SOCIEDADES HUMANAS.

  1. PRIMEIRAS PALAVRAS.

  O ser humano procura entender o mundo e o que acontece em volta dele durante seu dia a dia. Para cada obstáculo encontrado busca-se uma solução.  Até o fim da era da idade media, essa busca por informações ou conhecimentos acontecia em relação aos conflitos sociais que eram compreendidos como fenômenos naturais ou resultado de alguma força divina.

  O contexto social e politico que mudou o modo como as sociedades ocidentais olhavam para si, foi um processo histórico que envolveu duas revoluções, uma econômica e outra politica: a revolução industrial e a revolução francesa.

  O conhecimento cientifico foi outro modo além do conhecimento religioso e filosófico a compreender a realidade social. Marcado pelas transformações radicais das revoluções industrial e francesa, apareceu a sociologia, que e uma ciência que tem como objetivo compreender os conflitos, as permanências e as transformações das sociedades contemporâneas.

  1. AS DIFERENTES FORMAS DE CONHECIMENTO.

  A espécie humana busca compreender e modificar o mundo de acordo com as formas de perceber a realidade. Articula a realidade objetiva e outra subjetiva a qual se constrói o que convínhamos chamar de conhecimento. O conhecimento pode ser definido como toda compreensão e praticas obtidas, cuja memoria e transmissão permitem lidar bem com as tarefas do dia a dia. Dormir durante a noite e segurar um martelo pelo cabo são habilidades adquiridas com a experiência, um tipo de conhecimento construído pela vida comum.

  A diversas formas que o conhecimento produzido nas sociedades pode adquirir. A construção dele varia por conta dos objetivos e os meios utilizados. Por exemplo: procurar resolver um problema imediato, responder a uma questão transcendental (como o sentido da vida e da morte) ou desvendar as estruturas do mundo.

  O fato da ciência ser considerada o principal meio de conhecimento não significa que ouros meios tenham desaparecido. Quando o conhecimento e sobre o sentido da vida ou da morte e necessário que busque a crença em Deus. Diferente da ciência , a religião e fortalecida pela crença da existência de uma realidade exterior.  O conhecimento filosófico procura explicar o universo diferentemente das questões que a teologia ou a religião que estabeleceu princípios baseados em outras perspectiva. A filosofia faz um esforço para dar sentido nacional aos mistérios do mundo. Ainda que seus testes não precisem ser comprovados, não podem deixar de obedecer os princípios da razão.

  1. CONHECIMENTO DE SENSO COMUM.

  O essencial para sobrevivermos e a convivência transmitida pela sociedade. É como que seu relato fosse um grupo de fenômenos sobre os quais não cabe questionamento e, que por causa disso se estabelece como base das opiniões, ideias e concepções que terminam por prevalecer um estipulado contexto social. Não realizamos na maior parte da nossa rotina diária ideias elaboradas ou experimentos para realizarmos nossas decisões. Só fazemos ou agimos  com base no que consideramos certo na nossa experiência no mundo. Quando o céu fica cheio de nuvens escuras não precisamos ser nenhum estudioso ou especialista no assunto para saber que virá um tempestade. Sabemos disso por que vimos que todas as vezes que choveu, o céu tinha ficado carregado de nuvens escuras.    

  Um dos resultados da busca constante por resposta sobre diferentes acontecimentos que acontece no nosso mundo e o Conhecimento Cientifico. Essas explicações precisam ser construídas mediante a rigorosa execução de um método organizado com base nas teorias coerentes e socialmente aceitas.

  1. CIÊNCIA E SENSO COMUM: OPOSTOS OU COMPLEMENTARES?

            O principal meio de conhecimento dos fenômenos, naturais e sociais e a ciência, a relação     dela com senso comum tornou-se motivo de debate. De um lado, consideram a ciência um conhecimento hierarquicamente superior ao senso comum, de outro, consideram os dois complementares.

  E destacado pelos defensores da oposição que a ciência e um conhecimento neutro e racional, enquanto o senso comum é visto como um olhar parcial e irracional sobre a realidade.

Nos dias de hoje tal oposição deve ser substituída por uma aproximação que mude tanto o senso comum quanto a ciência. Dessa forma menos supersticioso seria o senso comum e restrito à tradição, enquanto mais acessível e inteligível a todos seria a ciência, mediante novos veículos de divulgação cientifica e a universalização da educação. De acordo com essa visão, todo conhecimento cientifico teria por objetivo converter-se em senso comum.

Esse assunto de ciência e senso comum serem complementares de conhecimento, pode ser encontrado na obra de Paulo freire. De acordo com o que ele diz na obra, e que não há produção de conhecimento sem que haja conexão entre o sujeito que o produz e sua realidade social. Isso significa que o alcance e o tipo de conhecimento produzido e determinado pelo senso comum. pela concepção de freire ele defende que o conhecimento efetivo de realidade só acontece a partir do modo como os indivíduos explicam o mundo em seu cotidiano e da valorização do saber popular – que é uma das modalidades do senso comum.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com