TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO INCENTIVO AOS PROFESSORES

Dissertações: PROJETO DE INTERVENÇÃO INCENTIVO AOS PROFESSORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  1.913 Visualizações

Página 1 de 8

AMANDA QUEIROZ

JÉSSICA ARAÚJO

LAILA FAGUNDES

SABRINA JORDAN

PROJETO DE INTERVENÇÃO

INCENTIVO AOS PROFESSORES

SALVADOR

2013

AMANDA QUEIROZ

JÉSSICA ARAÚJO

LAILA FAGUNDES

SABRINA JORDAN

PROJETO DE INTERVENÇÃO

INCENTIVO AOS PROFESSORES

Trabalho apresentado à disciplina Psicologia Escolar, do Curso de Psicologia da Universidade Salvador - UNIFACS, como requisito para avaliação parcial, sob a orientação da Profa. Cláudia Vaz.

SALVADOR

2013

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO.......................................................................................04

2. JUSTIFICATIVA ..........................................................................................05

3. PROBLEMÁTICA.........................................................................................06

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .................................................................07

5. OBJETIVO GERAL ....................................................................................09

6. OBJETIVOS ESPECIFICOS ......................................................................09

7. PROCEDIMENTOS/AÇÕES .......................................................................10

8. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.............................................................11

9. AVALIAÇÃO................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.................................................................13

APRESENTAÇÃO

As escolas públicas são mantidas e administradas pelo poder público, sendo assim a LDB atribui às escolas a possibilidade de reclassificar os alunos de acordo com as normas curriculares gerais, tendo como objetivo elaborar e executar proposta pedagógica, administrar seu pessoal e recursos materiais e financeiros, assegurar o cumprimento dos dias letivos e do plano de trabalho dos docentes, promover meios de recuperação dos alunos, articular com a família e comunidade. Sendo assim, a principal qualidade da escola pública é seu caráter democrático.

Com o objetivo de contribuir para o melhor desenvolvimento das práticas educacionais no Colégio Estadual Bolívar Santana (CEBS), propomos um plano de ação que visa incentivar os professores a superarem as adversidades do funcionalismo público e realizarem um trabalho pedagógico adequado. É uma força que coloca em revisão o próprio projeto pedagógico da escola, na medida em que consegue afetar as iniciativas e práticas dos professores, mas que requer também a contribuição dos gestores, funcionários da escola e família dos estudantes.

A expressão da desmotivação dos professores vem produzindo um mal estar dentro da escola. Pode-se perceber em diversos âmbitos uma mudança, diversos sinais de uma crise disciplinar que vem ocorrendo dentro do ambiente escolar: falta de empenho na proposição de atividades interativas escolares dentro e fora da sala de aula; pouca proposição de material didático complementar, ocasionando um desinteresse maior dos estudantes; faltas da aula - sem proposição de atividades que cubram a ausência.

Esses são alguns dos sinais de desmotivação e desinteresse que os professores revelam em seu cotidiano. Ao perceber tais indícios, vê-se a necessidade de uma intervenção, tendo em vista as circunstâncias e dilemas com os quais os professores da escola vem lidando. Em meio à situação vivenciada pelos professores, entende-se que os demais profissionais que trabalham direta e indiretamente com a turma, também devem ser convocados a transformar este cenário de desmotivação dos professores e originar soluções que realmente sejam efetivas.

JUSTIFICATIVA

Frente às dificuldades enfrentadas pelos educadores das instituições de ensino público, tais como infraestrutura inadequada para as práticas de ensino, serviços básicos inexistentes, pouca articulação entre funcionários, falta de incentivo público, indisciplina e desinteresse dos estudantes, não colaboração dos familiares entre outros, os professores se percebem em um enfrentamento diário a tais questões para realizarem seu trabalho. Importante frisar que esta não é apenas uma realidade desta escola em análise, mas sim um problema geral que requer enfrentamento dentro das escolas de nosso país.

É preciso, diante de este quadro lançar mão de instrumentos investigativos para uma melhor compreensão do quadro de motivação dos professores da escola e ter a chance de mapear e propor junto aos mesmos estratégias de incentivo. Este Projeto de Intervenção visa não apenas apontar possíveis causas da desmotivação de professores da escola, mas criar estratégias de ações continuadas em busca de soluções para o problema, bem como estimular e incentivar o trabalho coletivo em parceria com os demais funcionários da escola, coordenação, familiares e estudantes.

PROBLEMÁTICA

Desmotivação dos professores que interferem nas relações interpessoais (aluno – professor) e também no processo de ensino – aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com