TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL NO QUE TANGE À DEMANDA: QUEIXA DA EQUIPE PROFISSIONAL EM RELAÇÃO A DIFICULDADE DE TRABALHOS TÉCNICOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO.

Por:   •  19/2/2019  •  Resenha  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE UNIRB – CAMPUS ARAPIRACA

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

AMANDA JÉSSICA DAMASCENO SANTOS

FERNANDA GRACIELE NOBRE DA SILVA

RITA DE CÁSSIA GUILHERME ARAÚJO

DARLON SAMPAIO

DAYANE DOS SANTOS

MARIA JOSÉ DOS SANTOS DE SOUZA

PROJETO DE INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL NO QUE TANGE À DEMANDA: QUEIXA DA EQUIPE PROFISSIONAL EM RELAÇÃO A DIFICULDADE DE TRABALHOS TÉCNICOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO.

ARAPIRACA – AL

2018

AMANDA JÉSSICA DAMASCENO SANTOS

FERNANDA GRACIELE NOBRE DA SILVA

RITA DE CÁSSIA GUILHERME ARAÚJO

DARLON SAMPAIO

DAYANE DOS SANTOS

MARIA JOSÉ DOS SANTOS DE SOUZA

PROJETO DE INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL NO QUE TANGE À DEMANDA: QUEIXA DA EQUIPE PROFISSIONAL EM RELAÇÃO A DIFICULDADE DE TRABALHOS TÉCNICOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO.

Projeto apresentado a disciplina de Psicologia Institucional do 4º semestre do curso de bacharelado em Psicologia, da Faculdade UNIRB – Arapiraca.

Orientador.: Prof. Me. Cícero José Barbosa da Fônseca.

ARAPIRACA – AL

2018

PROJETO DE INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL NO SISTEMA PRISIONAL

DEMANDA: Queixa daequipe profissional em relação a dificuldade de trabalhos técnicos dentro da instituição.

  1. INTRODUÇÃO

A presente proposta está centrada na necessidade de avaliar e estudar as queixas e situações que dificultam o bom desempenho de trabalhos técnicos na instituição. É importante entender que o ambiente no qual os profissionais estão inseridos é propício no que diz respeito ao surgimento de tais problemas, uma vez que, no Brasil, o sistema carcerário sempre é alvo de discussões devido a atual crise que enfrenta.

Considerando o contexto e o cenário atual é importante realizar uma intervenção através de observações e intervenções intergrupais, tais observações englobam todo o contexto em que os profissionais estão inseridos nas instituições, desde o ambiente de trabalho até a relações com os demais profissionais e carcerários.

Para isso, torna-se relevante momentos de reflexão no qual buscará resgatar e avaliar as reais motivações, como também os posicionamentos da equipe frente a tais dificuldades. Dessa forma, é importante considerar o trabalho do Psicólogo frente a essas situações.

  1. OBJETIVOS:

  1. GERAL:
  • Analisar, discutir e desenvolver atividades centradas nas relações institucionais a fim de promover a saúde e bem - estar da equipe profissional, como também dos usuários que utilizam tais serviços.
  1. ESPECÍFICOS:
  • Realizar levantamentos dos fatores que estão desencadeando as queixas da equipe com relação ao desempenho de trabalhos técnicos.
  • Promover momentos de reflexão acerca do papel desempenhado por cada funcionário da instituição e também por sua posição frente a problemática.
  • Discutir propostas de melhorias direcionadas ao relacionamento dos profissionais em equipe.
  • Discutir alternativas que podem contribuir no desempenho das atividades técnicas.
  1. JUSTIFICATIVA

No início do projeto sobre os fatores das queixas e situações que dificultam o bom desempenho de trabalhos técnicos na instituição, há interesse de desenvolver propostas que visam a superação das dificuldades dos trabalhos na equipe profissional do sistema prisional, era escasso o conhecimento a respeito dos estudos e pesquisas sobre o Sistema Prisional Brasileiro. Devido à necessidade de acrescentar esse conhecimento, foi preciso realizar uma revisão bibliográfica com o intuito de mapear a produção acadêmica sobre o referido tema em diferentes áreas do conhecimento, opção essa fundamentada pelos desafios de conhecer o que já se produziu discernir o que ainda não foi investigado e unir os grupos, programas e pesquisadores para estudar e propor melhorias para o sistema prisional nacional.

Nessa etapa, existe uma inegável discordância entre nossa realidade prisional e o que é preconizado em nossa legislação. A falta de políticas públicas e o descaso com as normas existentes fazem com que a ressocialização não aconteça.

Dessa forma, são inúmeras as demonstrações de falência do sistema prisional, visto que os órgãos de comunicação diariamente noticiam problemas de superlotação atrelados a rebeliões, motins e fugas, que acabam por estampar de forma pública e notória a total ineficiência do Estado na recuperação e ressocialização do apenado dando mostras cabais do caos vivido pelo sistema penitenciário brasileiro.

3. METODOLOGIA

Inicialmente, a proposta é marcada por alguns momentos. Tais momentos serão importantes tanto para o psicólogo como para a equipe, pois possibilitará tratar de assuntos que talvez não sejam discutidos ou analisados com frequência pela equipe. O método usado será a perspectiva proposta por José Bleger (1922 - 1972), no qual serão realizadas intervenções intergrupais, isto é, junto aos grupos da instituição. Assim, serão realizadas reuniões com a equipe objetivando análises, discussões e participações na elaboração do projeto. A intervenção terá duração de seis meses, na qual contemplará os seguintes momentos a serem realizadas com a equipe:

1º Momento: Reconhecimento e Posicionamento: O objetivo é possibilitar a equipe a análise do nível da consciência crítica reflexiva frente às questões de dificuldade na execução de suas atividades técnicas, como também, proporcionar uma reflexão sobre as formas de tomada de decisão, isto é, refletir sobre quais os posicionamentos que foram/estão sendo tomados pela equipe.

2º Momento: Propondo melhorias e mudanças: O objetivo é escutar e analisar quais são as possíveis propostas de melhorias e mudanças frente às dificuldades enfrentadas. Buscando explicitar o que ainda está implícito na instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (58.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com