TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL NO QUE TANGE À DEMANDA: QUEIXA DA EQUIPE PROFISSIONAL EM RELAÇÃO A DIFICULDADE DE TRABALHOS TÉCNICOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO.

Por:   •  21/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO ...................................................................................................3

2 JUSTIFICATIVA .......................................................................................................5

3 OBJETIVOS .............................................................................................................8

3.1 OBJETIVO GERAL ................................................................................................8

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS .................................................................................8

4 PÚBLICO ALVO ......................................................................................................9

5 METAS A ATINGIR ................................................................................................10

6 METODOLOGIA ....................................................................................................11

7 RECURSOS HUMANOS ........................................................................................12

8 PARCEIROS ..........................................................................................................13

9 AVALIAÇÃO ..........................................................................................................14

10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO .......................................................................15

10.1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS .....................................................................15

11 REFERÊNCIAS ....................................................................................................16


  1. APRESENTAÇÃO

O referente trabalho tem como objetivo intervir na sociedade se implementando no âmbito do CRAS TV “Pedro Mazotti”, Centro de Referência de Assistência Social de Araçatuba, localizado na Rua Judith Marchareth, nº540 no bairro Rosele. O CRAS TV está atingindo uma área periférica da cidade e atende atualmente 19 bairros, sendo estes: Aeroporto, Águas Claras, Amizade, Chácaras Versalhes, Chácaras TV, Condomínio Vitoria, Córrego Azul, Jardim Esperança, Jardim TV, Jardim Regina, Manoel Pires, Parque Industrial, Primavera, Rosele, São Bento, São Sebastião, Trivelato, Verde Parque e Vila Alba, com um público diversificado do PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV idosos. Sendo uma unidade pública estatal descentralizada da politica de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios que abrange.

O CRAS também conhecido como Casa das Famílias é a “porta de entrada” dos usuários à rede de proteção social básica. Trata-se de um projeto de intervenção como uma ação preventiva no território, com participação dos profissionais na área da saúde, e a equipe técnica do CRAS a fim de conscientizar, prevenir o crescimento da gravidez na adolescência.

A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta, é uma fase em que ocorrem grandes mudanças e transformações psicológicas e fisiológicas. Gerando vários conflitos em sua personalidade, entre elas, o despertar para a sexualidade, fase esta que se exige maior atenção por parte da família, educadores e profissionais da saúde, pois é nessa fase que eles estão mais suscetíveis a riscos, como a gestação precoce.

O Brasil tem enfrentado inúmeros problemas dentre eles a gravidez na adolescência que é uma realidade que infelizmente cresce cada vez mais no Brasil, constitui uma situação de risco social e um problema para os jovens que por falta de conhecimento constituem uma família não intencionada. E assim preocupando profissionais das áreas saúde pública, da educação e principalmente da assistência social.

A gravidez no período da adolescência tem se tornado muito frequente nas últimas décadas e, atualmente, é um tema amplamente debatido por ser considerado como um problema de saúde pública. Durante a fase da adolescência, o jovem vive a busca de identidade que se forma através da interação do mundo interior com o ambiente. Nessa etapa, a sexualidade floresce manifestando-se em necessidades novas e em desejos ainda desconhecidos, ocasionados pelas alterações hormonais próprias da puberdade e pela curiosidade natural, que desperta relacionamentos interpessoais.

A gravidez na adolescência é um problema complexo, pois implica em dois fenômenos do desenvolvimento humano: adolescência e gestação. A adolescência é um período de crescimento e desenvolvimento humano, em que se observam rápidas e substanciais mudanças na vida e nos corpos infantis, a citar o acentuado crescimento, o surgimento de novas formas físicas e estéticas, as transformações no funcionamento orgânico, a construção de novas relações intersubjetivas e as manifestações peculiares de novos sentimentos, modos de pensar e de se comportar refletindo novas identidades e inserções no mundo interno e externo da família. Já o período gestacional é repleto de modificações físicas, psicológicas, hormonais, neurológicas, sociais e familiares.

Neste sentido, intervenções educativas se faz necessário de forma a prevenir a gravidez precoce. Acreditamos na importância de valorizar as escolhas e opiniões que os adolescentes têm que fazer no processo de crescer, tendo que discernir o adequado e o inadequado. Assim a informação é a melhor maneira de prevenir.


  1. JUSTIFICATIVA

O CRAS é uma unidade da rede socioassistencial de proteção social básica, que se diferencia das demais, pois além da oferta de serviços e ações, possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com as famílias do PAIF e de gestão do território.  Define-se como CRAS a unidade de Assistência Social responsável por prestar um serviço municipal de atendimento às famílias vulneráveis (baixíssima renda, péssimas condições de moradia, acesso precário a rede de serviços públicos necessitando de apoio para fortalecer suas relações pessoais e comunitária e se emancipar socialmente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com