TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO JUNTO A ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES

Por:   •  1/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA ESTACIO FIB

CURSO DE PSICOLOGIA

MARIA JOSÉ BARRETO

MARIA LUZINETE FRANÇA

TANIA CEZAR SANTOS ALVES

PROJETO DE INTERVENÇÃO JUNTO A

ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DA PITUBA

Salvador

2018

MARIA JOSÉ

MARIA LUZINETE FRANÇA

TANIA CEZAR SANTOS ALVES

PROJETO DE INTERVENÇÃO JUNTO A

ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DA PITUBA

Projeto de intervenção apresentado ao Centro Universitário  Estácio da Bahia, à disciplina de Psicologia Comunitária, como requisito parcial para aprovação no semestre.

Supervisora. Patrícia Araújo CRP

Salvador

2018

3

 

INTRODUÇÃO

O projeto de intervenção em Psicologia Comunitária, que nos propusemos realizar, ocorreu na Associação de Pescadores da Pituba (APEP). A Associação está localizada na Praça Sra. da Luz, no Bairro da Pituba, num galpão provisório, providenciado pelo Governo do Estado juntamente com a Conder, há oito anos. Possui aproximadamente 100(cem) associados cadastrados. A finalidade da associação é a atividade extrativista marítima, para comercialização e consumo.

JUSTIFICATIVA

O Galvão não dispõe de infraestrutura, com banheiros nem luz, segundo informações dadas pelo Sr. Geraldo, capataz da colônia. Percebemos que a associação de pescadores, tem uma organização peculiar. Fomos informadas que todos são pescadores, uns proprietários das embarcações em que trabalham e outros utilizam embarcações de outros pescadores. Na época em que a pesca é proibida, eles recebem um auxílio defeso, mas, por algum motivo que eles desconhecem, não estão recebendo e reclamam muito, pois sem pesca e sem auxílio, não tem como sustentar a família.  

Assim, este projeto se justifica pela necessidade de buscar alternativas para complementação de renda e inclusão social dos pescadores da Associação de Pescadores da Pituba Z-1, junto à Prefeitura da Cidade do salvador, através de cooperativas conveniadas onde poderiam ser desenvolvidas atividades artesanais, com materiais restantes da própria pesca, como por exemplo artesanato com escamas de peixes, conchas, tecelagem de redes de pesca.

4

OBJETIVOS

 Geral

Verificar como a complementação de renda resulta em inclusão social.

 

Específicos

  • Caracterizar exclusão/inclusão social
  • Demonstrar como a cooperativa funciona
  • Pesquisar as leis que tratam da atividade pesqueira no Brasil
  • Definir auxílio defeso

REFERENCIAL TEORICO

A pesca artesanal é uma das atividades mais antigas da humanidade. No Brasil, existem, aproximadamente 1,2 milhões de pessoas vivendo da atividade pesqueira. Mais que profissão é um modo de vida, passado de pai para filho, de geração a geração.  O tempo que levam no mar, dias, muitas vezes, deixa o pescador isolado do convívio com seus familiares, e até mesmo de sua comunidade, além de causar a exclusão social .

É necessário que o psicólogo comunitário vá a campo tentar intervir nos processos psicológicos que afetam a saúde e qualidade de vida do grupo ou da comunidade. Na fala de Bleger (1995), “saúde é como um aproveitamento mais eficiente de todos os recursos com que conta cada grupo, para mobilizar sua própria atividade, na procura de melhores condições de vida, tanto no campo material como

5

cultural, social e psicológico. Embora a exclusão social seja um assunto controverso, longe de se chegar a um consenso.

Na fala Sawaia (2001), “os excluídos não são simplesmente rejeitados fisica, geográfica ou materialmente, não apenas do mercado e de suas trocas, mas de todas as riquezas espirituais, seus valores não são reconhecidos, ou seja, há, também uma exclusão cultural” Os pescadores da APEPI(Associação dos Pescadores da Pituba), não são beneficiados pelos projetos de inclusão promovidos pelos órgãos públicos, segundo relato do Sr. Geraldo, capataz da colônia, ficando apenas nas promessas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com