TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA PREPARAÇÃO PARA A VELHICE

Por:   •  9/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA PREPARAÇÃO PARA A VELHICE

BUSCA DA QUALIDADE DE VIDA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS VOLTADO PARA O PÚBLICO ADULTO

INTRODUÇÃO

Neste projeto, pretende-se pesquisar quais os métodos de prevenção da depressão e busca de qualidade de vida em idosos partindo de projetos voltados para uma fase de vida anterior, na fase adulta, assim, oferecer projetos de valorização da vida, socialização, qualidade de alimentação, atividades físicas, entre outras atividades a serem oferecidas para indivíduos adultos, ativos, para que estes, criem uma cultura de cuidado de si, usando este projeto como prevenção para o futuro, quais os possíveis planos a serem desenvolvidos pelo governo e a sociedade para a redução desta questão ao longo dos anos.

INFLUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS NA SAÚDE E NA FORMA FÍSICA

Segundo Papalia (2010), no período da vida adulta jovem são estabelecidos os alicerces do funcionamento físico para toda a vida. Embora a saúde possa ser parcialmente influenciada geneticamente, sabemos que fatores comportamentais como alimentação, sono reparador e outros cuidados como atividades físicas, consumo de bebidas alcoólicas, fumo, drogas, etc, contribuem de forma relevante para a saúde e o bem-estar, tanto da saúde presente quanto futura.

É importante considerarmos que a saúde e o comportamento estão vinculados onde a dinâmica envolve os aspectos físicos cognitivos e emocionais do desenvolvimento, de modo que o conhecimento que as pessoas possuem sobre o tema saúde influencia sua vida diretamente.

As pessoas sabem que há uma diversidade de exames preventivos que podem evitar doenças ou diagnosticá-las a tempo de tratá-las, no entanto o conhecimento de que devemos adquirir bons hábitos não é suficiente para garantir boas condições de saúde.

1.1 Problemática

Os idosos acabam sendo alvo de problemas devido à sua rotina, sozinhos, sem muitas atividades que preencham seu dia a dia, além de pouco cuidado para consigo mesmo, alimentação, atividades físicas, etc;

A falta de cuidado favorece aparecimento de vários problemas, físicos e mentais, é de extrema importância uma conscientização da necessidade de boa alimentação, atividades físicas, manutenção do convívio social, busca por desenvolvimento pessoal e atualização tecnológica e cultural, para a manutenção da vida, desde a fase adulta para que esta atitude seja comum para o indivíduo na fase da vida idosa.

A falta de serviços sociais de conscientização para indivíduos da fase adulta.

A aceitação da idade, das limitações que a idade impõe, além dos preconceitos que são vividos, conscientização da finitude da vida, conscientização do envelhecimento;

Todas estas questões corroboram para o aparecimento de um quadro de depressão.

1.2 Justificativa

Este tema é uma constante em ambientes como UBS, clínicas médicas, além de ser um fato perceptivo em uma grande fatia da sociedade, que envelhecem sem ter um apoio para superar suas dificuldades, visto que ao longo dos anos, a expectativa de vida foi estendida, no entanto, a qualidade de vida não é planejada para suportar tantas mudanças.

Como referência podemos citar o projeto “DE BEM COM A VIDA” da Prefeitura de São Bernardo do Campo, oferece cursos de práticas corporais e vivências de lazer com vistas à promoção da saúde.

Este projeto visa socializar as pessoas que são atendidas pelas UBS’s, oferecendo atividades corporais que além de permitir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com