TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PARA ESTÁGIO BÁSICO

Por:   •  8/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

PROJETO DE ESTÁGIO BÁSICO

I  – IDENTIFICAÇÃO DO(S) ALUNO(S) AUTOR(ES) DO PROJETO

Iuri Oliveira Pedrosa dos Santos – RA: 8874422141

Henrique Alves da Silva – RA: 8803336439

Michel Fabiano Cleto de Oliveira – RA: 9898529104

Luan Vinicius Bueno Gomes – RA: 9911156396

II – APRESENTAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

ESCOLA: Escola Estadual “Inah de Mello”

RAZÃO SOCIAL: Escola Estadual “Inah de Mello”

ENDEREÇO: Rua Austrália nº 05 – Parque das Nações – Santo André - SP

CONTATO/TELEFONE: (11) 4975-9011 – Email: e008722a@educacao.sp.gov.br

SUPERVISOR DO ESTÁGIO NO CAMPO: João Batista Oliveira – Diretor de Escola

DEPARTAMENTO(S) / SETOR(ES) ENVOLVIDO(S): Recepção, Diretoria, Coordenadoria, Professores, Inspetores e Alunos.

CARGO/FUNÇÃO DOS PARTICIPANTES: Diretor e Estagiários de Psicologia

III – JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O desenvolvimento da atividade de estágio na escola terá um foco para o consumismo nos dias de hoje que afeta os alunos que la estudam.

Pode-se dizer que anos atrás o ser humano tinha como prioridade a produção, seja ela de qualquer forma, porém, com as evoluções que ocorreram em nossa sociedade, a produção entra em segundo plano, deixando como prioridade o consumo e tudo o que isso acarreta, assim deixando de ser uma sociedade fundamentada em produtores para ser consumidores.

É possível pensar no consumismo como algo que forma nossas identidades. De acordo com Oliveira:

‘‘...é possível dizer que o consumismo surge como meio de construção de identidades, em que tanto mais poder os objetos adquirem quanto mais o interior está esvaziado e exteriorizado. Hoje os indivíduos reconhecem-se e sentem-se bem interiormente quando cobertos de objetos e marcas, através dos quais conseguem se ver e se identificar, como se estivessem reduzidos a uma embalagem,...’’(CONTE, OLIVEIRA, HENN, WOLFF. 2007)

Sob essa perspectiva é possível levantar a idéia de que os sujeitos vêem naquilo que compram e não em seu interior a forma de se identificar, seja para si mesmo ou para o outro. Safi (2013) diz que: ‘’É pelo que se compra e se consume, que a pessoa se revela; os objetos vão falar do seu universo pessoal, da sua singularidade. O que importa é confirmar o seu valor aos seus próprios olhos- e aos olhos dos outros’’

Algo que é influenciador deste consumismo é a mídia, que hoje em dia mostra todo o tipo de cultura e relações de grupos sociais. Sendo assim, aqueles presentes nesta mídia, são vistos como os melhores e providos e felicidades por aquilo que tem, aquilo que compram e que podem mostrar, seja na televisão, internet, música e etc. O funk ostentação por exemplo mostra claramente em suas letras que ter roupas de marcas famosas, carros importados e até bebidas é algo que da destaque, gastar em festas e mostrar o que tem pode atrair o sucesso social, fazendo assim, com que os jovens vejam nesses objetos o fim dos seus problemas, já que se obtiver o que diz nas musicas, será bem visto pelas outras pessoas.

‘’Os principais padrões veiculados são, todavia, aqueles identificados com os valores e tendências da classe ou fração simbólica e economicamente dominante, mostrados quase sempre como os mais ‘’inteligentes’’, ‘’belos’’, ‘’valorosos’’, ‘’importantes’’ e ‘’poderosos’’ (Sales, 2007, pág 103. APUD Safi 2013).

 

O projeto tem importância na formação do curso de Psicologia, pois tem como objetivo capacitar o estagiário para uma melhor prática dentro da realidade dos jovens da escola.

IV – OBJETIVOS  DO PROJETO  

O trabalho tem como objetivo a conscientização dos alunos da instituição sobre a idéia de consumismo e como isto afeta a todos nos dias de hoje em vários aspectos. Mostrar como podem ser influenciados por meio do ato de consumir impulsivamente. O projeto visa atingir alunos que participam do dia-a-dia da Escola Estadual ‘’Professora Inah de Mello’’, localizada em Santo André no período noturno.

V –  METAS A ATINGIR 

Qualificar os estagiários quanto o ato de consumir, e como pode ser importante para os alunos da instituição tal ato. Conscientizar população o que o consumismo impulsivo pode acarretar em suas vidas.

VI - PÚBLICO ALVO   

Alunos que participam do dia-a-dia da Escola Estadual ‘’Professora Inah de Mello’’, localizada em Santo André no período noturno.

 

VII - MÉTODO

  1.  Apresentação de material audiovisual.
  2. Promoção de debates.
  3. Mediação de grupo para reflexão dos temas abordados.
  4. Elaboração de cartazes e material textual.
  5. Elaboração de materiais artisticos.

VIII – CRONOGRAMA GERAL DE ATIVIDADES REALIZADAS

14/03/2017 – Visita para conhecer a instituição e Observação – 4 horas – A visita iniciará com o encontro dos estagiários e Diretor na recepção da instituição, e se desenvolverá com a visita em todos os setores da escola. Finalizando com o encontro final em sala da coordenadoria.

21/03/2017 –Observação– 4 horas - A visita iniciará com o encontro dos estagiários e Coordenadora na recepção da instituição, e se desenvolverá com as observações feitas pelos estagiários em pátio escolar e em sala dos professores. Finalizando com o encontro final em sala da coordenadoria.

24/03/2017- Observação – 4 horas - A visita iniciará com o encontro dos estagiários e Diretor na recepção da instituição, e se desenvolverá com as observações feitas pelos estagiários em pátio escolar e em sala dos professores.

28/03/2017 – Elaboração de Pré-projeto– 4 horas - A visita iniciará com o encontro dos estagiários e Diretor dentro da escola e se desenvolvera com a elaboração do pré-projeto com auxilio de ideia e queixas dos professores presentes.

IX – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

CONTE, M; Oliveira, C;  HENN, R; WOLLF, M. Consumismo, uso de drogas e criminalidade: riscos e responsabilidades. In.: Psicologia, Ciência e Profissão., Brasília, v. 27, n.1,  pg 94-105. Mar. 2007. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000100008

SAFI, S; Consumo logo existo: o atravessamento da cultura em jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. In.: Instituto de Psicologia., Rio Grande do Sul. Dez. 2013. Disponivel em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/108585

Santo André, ................ de ...................................... de 2017

Assinaturas dos alunos responsáveis pelo projeto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (81.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com