TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICODIAGNÓSTICO EM PRÉ-ADOLESCENTE: POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO, DIÁLOGO E MUDANÇAS DE ATITUDES

Por:   •  19/11/2016  •  Abstract  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

PSICODIAGNÓSTICO EM PRÉ-ADOLESCENTE: POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO, DIÁLOGO E MUDANÇAS DE ATITUDES

                                                                         SILVA, M.J.; marijoseascj@yahoo.com.br

SANTOS, T. M. M. orientadora; tmmsantos@usc.br

Resumo

O psicodiagnóstico é um processo científico que, através da aplicação de técnicas e testes psicológicos, busca identificar a existência ou não de psicopatologias no funcionamento psicológico do individuo. O objetivo deste estudo visa comprovar a eficácia do processo de avaliação psicológica em pré-adolescente. Este estudo está relacionado a uma menina de 12 anos que possui dificuldades de relacionar em grupo e se cobra muito frente a seu desempenho acadêmico. Foi utilizado o método clínico, com atendimentos semanais, utilizando de entrevistas, testes e técnicas para o processo de avaliação. Os resultados apresentados vêm de encontro com a queixa apresentada, ressaltando que além das dificuldades relacionadas a socialização a mesma sente-se inferiorizada, com baixo auto estima, percebendo também que a mãe direciona a atenção para sua irmã mais nova, que se destaca por ser extremamente extrovertida. Ainda no processo de avaliação, sua mãe foi orientada como desempenhar atitudes mais assertivas para com a filha, bem buscando elogiar o que a paciente apresenta de satisfatório. Percebeu-se também que, além da paciente, a mãe também precisa de acompanhamento e suporte psicológico, pois muitas vezes não sabe como proceder frente ao exercício da maternagem nem como como lidar com uma filha que está entrando na fase da adolescência. Conclui-se que o objetivo deste estudo foi alcançado, considerando que além de importante para elucidar a problemática da paciente, que se encontra na pré-adolescência, auxiliou a mãe em como lidar com esta fase de desenvolvimento que muitas vezes requer paciência, exercício de diálogo e mudanças de atitudes e acima de tudo, demonstração de afeto.

Palavras-chave: Psicodiagnóstico; Autoestima; Pré-adolescente; Maternagem.

Referencia

PAPALIA, Diane et al. Desenvolvimento Humano. 8ª Ed. São Paulo: Artmed, 2006

RIBEIRO, Nilda Maria.  A evolução da comunicação na criança.  Apostilas do curso de formação em psicoterapia relacional, Belo Horizonte, 2007

ROGERS, Carl. R. & KINGET, G. Marian. Psicoterapia e Relações Humanas: teoria e prática da terapia não-diretiva.2a. ed. Belo Horizonte, Interlivros, 1977.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com