TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICODRAMA A BUSCA PELO SER CRIATIVO E ESPONTÂNEO

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 5

PSICODRAMA,A BUSCA PELO SER CRIATIVO E ESPONTÂNEO

As reflexões que traremos para a sala de aula através do Seminário: PSICODRAMA A BUSCA PELO SER CRIATIVO E ESPONTÂNEO decorrem dos nossos primeiros estudos sobre o Psicodrama que aconteceram no período de duas semanas, prazo que a nossa equipe teve para se preparar, portanto, não temos a pretensão de nos apropriarmos deste tema nos aprofundando nas técnicas terapêuticas presentes no Psicodrama por se tratar de uma abordagem imensamente rica em significados, o que exigiria muito mais tempo de pesquisa e estudo. Após esta análise,optamos por fazer uma espécie de imersão emocional no universo de Jacob Levy Moreno, o pai do Psicodrama, pensamos que talvez, fazendo esse movimento em direção ao sentido de mundo de Moreno, poderíamos compreender e após essa compreensão, transmitir de forma lúdica a sua mensagem.

O nosso primeiro impacto quando “saímos” para este encontro tão especial com Moreno foi a leitura da sua autobiografia, já no 1°capítulo intitulado “Os Primeiros Anos”, J.L. Moreno revela a sua vontade de menino, ele “queria ser Deus” e mudar os erros do mundo. Nos capítulos seguintes, Moreno conta também que no início da sua carreira era impossível conter o seu desejo messiânico de recriar o universo social e construir um palco para expurgar as dores e sofrimentos dos grupos que viviam à margem da sociedade.

Jacob Levy Moreno nasceu na Romênia, em 18 de maio de 1889 e morreu nos Estados Unidos, em 14 de maio de 1974. Era de origem judaica da corrente dos judeus sefaraditas que se caracterizam pelo espírito otimista e pelo fervor religioso, sua mãe foi a primeira entre as muitas mulheres que marcaram a vida deste homem tão especial. Pauline deu a luz a Moreno com apenas 16 anos de idade, tornou-se uma mulher forte,tinha muita fé, era cheia de ideias e sonhos, uma grande contadora de histórias, já o seu pai, era sério, autoritário e vivia se ausentando do convívio familiar, sempre se equilibrando entre os fracassos profissionais e a busca por manter o sustento da família.

Emigraram sucessivamente, até que em 1895, radicaram-se em Viena na Áustria. Com o pai cada vez mais ausente, Jacob, o primogênito de seis filhos, acabou assumindo uma posição especial de autoridade e em 1903, seu pai fez uma última tentativa de manter a família unida e deprover o seu sustento, foi quando mudaram- se para Berlim. Mas Moreno decidiu voltar para Viena sozinho para dar continuidade a seus estudos, ele então  passou se sustentar trabalhando como tutor, sendo bem sucedido nesse trabalho com jovens. Enquanto isso, os negócios do pai em Berlim fracassaram e o casal acabou se separando definitivamente, o pai mudou-se para Istambul e a mãe voltou para Viena. A infância e a juventude de Moreno foram marcadas pelas intensas experiências familiares epelos fenômenos da explosão industrial e da expansão do capitalismo na Europa.

Em oposição à explosão do capitalismo, surgiu também um amplo movimento de crítica à civilização industrial-burguesa, que buscava um retorno à religião e à espiritualidade.

“Era o movimento do anticapitalismo romântico, tentativa talvez ingênua de reencontrocom um mundo mais puro. De índole humanista, ganhava seus adeptos principalmente nos meios acadêmicos e universitários.” (ALMEIDA, 1991, p. 21).

Moreno, é claro, participou deste movimento, fundando com seus colegas a “religião do encontro” e um sistema filosófico denominado seinismo – a ciência do ser, onde ele e seus amigos passeavam pelas ruas, jardins e estradas e, quando encontravam pessoas que lhes parecessem tristes ou carentes de afeto, aproximavam-se para dar-lhe.atenção, carinho e ajuda. Depois iam às suas casas, procurando levar-lhes alegria, através de cantos e danças, quando necessário, recolhiam-nas à ‘Casa do Encontro’, uma mansão sustentada por doações e destinada a abrigar desalojados, migrantes e refugiados e em meio a tudo isso, Jacob Levy torna-se médico psiquiatra e consegue também estudar filosofia.

Em 1923, J. L. Moreno publica o terceiro livro de sua trilogia vienense:“O teatro da espontaneidade”, os dois primeiros foram “Convite a um encontro”, publicado em três fascículos, respectivamente em 1914 e 1915, e “As palavras do pai”, em 1920. Em 1925, ele emigra para os Estados Unidos e as bases filosóficas de sua futura obra estão contidas nessas três pequenas grandes obras, que receberam consideráveis acréscimos nas edições americanas posteriores.

Nos EUA, J.L. Moreno, desenvolve a sociometria, uma ciência da ação, que contêm três ramos: o sociodrama, a psicoterapia de grupo e o Psicodrama , que é o foco do nosso tema. O Psicodrama nasce de todo esse contexto da vida pessoal e relacional de Moreno e fundamenta-se filosoficamente na abordagem FENOMEOLÓGICA-EXISTENCIAL que busca fazer com que o indivíduo possa viver em plenitude com suas inquietações psicoexistenciais. Há sem sobra de dúvida, uma carga emocional muito grande na abordagem Psicodramática de Moreno muito criticado em sua época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com