TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCACAO

Pesquisas Acadêmicas: PSICOLOGIA DA EDUCACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.619 Palavras (11 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Neste trabalho estaremos aptos a reconhecer vários pontos importantes, da teoria de aprendizagem, referências teóricas que nos ajudarão ao longo de nossa dedicação a Educação, fatores importantes que nos leva a reconhecer o processo de ensinar e aprender, tendo organização no dia a dia como educador.

Focalizamos os nossos estudos em teóricos da Psicologia da educação, para conhecermos de fatores relevantes para educação, dando a nós bagagens de conhecimentos através de suas descobertas, que contribuíram para a educação ao longo de suas vidas.

No capitulo 01 falaremos sobre a vida de Sigmund Freud, médico neurologista e fundador da psicanálise, ele apresentou ao mundo o inconsciente e explorou a mente humana, no capítulo 2 sobre Jean Piaget, que fez marco na história da psicologia, autor da teoria do desenvolvimento natural da criança, em seguida no capitulo 3 sobre Henri Paul HyacintheWallon, psicólogo graduado também em medicina, psicologia e filosofia e por último no capítulo 4 citaremos , Lev Vigotsky que matriculou-se no curso de medicina, mas acabou cursando Direito, lecionou literatura, estética e história da arte, foi fundador de um laboratório de psicologia, especializado na área de psiquiatria.

Quatro teóricos que ficaram no marco da história da psicologia, pois contribuíram muito para a psicologia da educação, esses processos utilizados pelos teóricos são usados há muito tempo atrás e vem contribuindo até hoje para educação, levando o professor a entender melhor o ser humano que por sua vez é um ser complexo.

1 - ASPECTO RELEVANTE DA TEORIA DE SIGMUND FREUD NA EDUCAÇÃO

QUEM FOI SIGMUND FREUD

Médico neurologista e fundador da psicanálise, Freud apresentou ao mundo o inconsciente e explorou a mente humana. Ficou conhecido como um dos maiores pensadores do século XX e o pai de muitas das teorias psicanalistas aplicadas atualmente. Freud explorou a psique, desenvolveu uma teoria de personalidade, estudou histeria, neuroses e sonhos, entre outrostrabalhos.

SUA VIDA

Sigmund Freud nasceu em 1856 em Freiberg, na Morávia, então parte do Império Austro-Húngaro (atualmente é a República Checa). Seu pai, Jacob, era um modesto comerciante e sua mãe, Amália, era a terceira esposa de Jacob. Freud nasceu de uma família judaica e foi o primogênito de sete irmãos.

Aos três anos de idade, a família Freud se mudou para Viena, devido ao aumento do antissemitismo na Morávia. A cidade de Viena proporcionava aos judeus boas perspectivas econômicas, participação política e aceitação social.

Desde pequeno Freud era brilhante nos estudos e primeiro da classe. Devido aseu desempenho acadêmico e uma preferência de sua mãe, Freud teve o privilégio de ter um quarto só para si, onde pode estudar em paz.

Em 1873aos 17 anos, Freud ingressou na faculdade de Medicina da Universidade de Viena. Nos anos de faculdade trabalhou em um laboratório de neurofisiologia, até sua formatura, em 1881 e em 1882 - apaixonou por Martha Bernays. Ficaram noivos secretamente até terem dinheiro suficiente para se casarem já em1886 eles se casaram, pois Freud já possuía um consultório particular. Tiveram seis filhos. A mais nova, Ana, confidente, secretária, enfermeira, discípula e porta-voz do pai, também se tornou uma eminente psicanalista.

Antes de se casarem, Freud trabalhou durante seis meses em Paris com o neurologista francês Jean-Martin Charcot. Com este, observou o uso da hipnose no tratamento da histeria e viu estimulado seu interesse para os distúrbios mentais. Nos anos seguintes tornou-se especialista em doenças nervosas e fundamentou a teoria psicanalítica da mente.

Ele se reunia semanalmente com um grupo de seguidores e de pessoas que admiravam o seu trabalho. Entre eles Alfred Adler e Carl Jung, famosos psicanalistas que acabaram se desligando de Freud para desenvolver suas próprias linhas. O desligamento de Jung foi muito triste, pois eram bons amigos e Freud via em Jung a pessoa que iria continuar a transmitir seu trabalho.

A primeira Guerra Mundial - Teve um grande impacto em Freud e no movimento psicanalítico. O fim da guerra trouxe grandes modificações político-geográficas e os tratados foram particularmente severos com os países vencidos. Viena sofria de fome, frio e desespero. Voltaram as epidemias mortais, como tuberculose e gripe.

Sua perda - Em 1920, Freud perdeu sua segunda filha, Sophie, vitima de uma epidemia. Afetado pela guerra e pela morte de sua filha, Freud escreveu "Além do Princípio do Prazer", onde ele reconheceu o instinto da morte.

Em 1923 Freud passou pela primeira de uma série de cirurgias para extrair um tumor no palato. A partir desse momento ele passou a ter dificuldades para falar, sentia dores horríveis e desconforto já em 1930publicou "Civilização e seus Descontentamentos", lançando um olhar pessimista e desiludido sobre a civilização moderna à beira da catástrofe.

A ascensão de Hitler - obrigou Freud, no ano de 1.838, já velho e cansado, junto com sua família a irem embora para Londres, pois os Nazistas haviam tomado Viena. E foilá que ele passou o resto de sua vida.

SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Médico neurologista e fundador da psicanálise. Freud ficou conhecido como um dos maiores pensadores do século XX e o pai de muitas das teorias psicanalistas aplicadas atualmente. Nasceu em 1856 em Freiberg, na Morávia, hoje a República Checa. De família judaica foi o primogênito de sete irmãos.

A sua teoria psicanalista buscou formular interpretações, problematizando assim o excesso de poder e de repressão que o processo educacional atua nos indivíduos, levantando a hipótese de que varias histerias que acontecem em nossa civilização estão ligadas aos tempos em que a criança esta desenvolvendo um processo de aprendizagem e de interação social.

Para ele, os professores devem abordar o conhecimento de cada aluno, sem se prender a métodos pedagógicos, pois eles levam a objetivos, resultados e metodologias, uniformes,não respeitando o tempo e a necessidade subjetiva de cada um. O professor deve lidar com uma sala de aula, de forma que o aluno sinta se a vontade e que aquela imagem repressora fique apenas no passado e principalmente aceitar que cada aluno ira digerir o conhecimento proporcionado por ele de maneira singular, ou seja, o aluno só ira aprender o que lhe fazer realmente sentido, tendo em vista suas necessidades psicológicas. O educador esta diante de diferentes subjetividades, logo, os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com