TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO

Dissertações: PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário

1 - Com base no perfil profissiográfico do seu curso, construa um texto (15 a 20 linhas) sobre a importância da Psicologia para a sua formação.

Destaque: O objeto de estudo e o compromisso social da psicologia; A subjetividade e a identidade. (valor 2,0)

A psicologia é importante para a formação de todos os profissionais pois todas as profissões estão ligadas, de alguma maneira, as relações interpessoais. Todos os profissionais necessitam de um emocional muito bem estruturado embasado em metodologias adequadas para saber se adaptar as situações inesperadas sem perder a razão ou ultrapassar os limites de compreensão, agindo sempre com profissionalismo.

2 - A comunicação é um processo presente nas relações interpessoais, mas se for pouco cuidada, gera como consequência muitos conflitos.

Como a comunicação afeta as relações de trabalho na sua área de atuação?

Quais outros elementos interferem nas relações interpessoais na sua área de trabalho? Justifique.

A comunicação é um dos fatores mais importantes para um bom relacionamento, seja ele pessoal ou profissional e deve ser feita de maneira coerente, para a fácil compreensão e atendimento. A comunicação afeta diretamente as relações de trabalho em geral pois quando nos comunicamos estamos tentando passar uma opinião ou dar ordem no que nos rodeia, para que possamos conviver no ambiente de trabalho da maneira mais agradável com outras pessoas mas comunicação não é feita somente de fatos, para que ela seja efetiva deve-se ter a sensibilidade de perceber e analisar a opinião das outras pessoas, que podem contribuir para o objetivo comum da empresa. Embora uma mensagem pareça ter apenas um sentindo, deve-se saber que elas não são óbvias a todos; O fator comunicação “clara” depende do nível de conhecimento dos envolvidos assim como as atitudes e a base cultural de cada um.

A comunicação do engenheiro, por exemplo, deve ser vista com grande responsabilidade, pois na maioria das vezes ele lida com pessoas com baixa instrução educacional (pedreiros, serventes..) sendo assim ao mesmo tempo que ele pode “mandar” ele deve fazer isso de forma delicada, sem parecer agressivo ou demasiadamente autoritário. Dessa maneira ele acaba facilitando as demais relações de trabalho, pois conquista a confiança dos funcionários fazendo com que eles produzam mais e se sintam mais motivados a dar o seu “melhor” para a empresa.

3 - Por que, nos grupos, às vezes, é tão difícil um trabalho coletivo? Como lidar com as relações interpessoais num grupo de pessoas? Responda essas questões, destacando a três diferentes aspectos que estão presentes como o conflito, o poder, a liderança, entre outros.

Todo grupo de trabalho tem por função o compartilhamento de informação e a seleção de decisões, porém nem sempre as relações existentes nele são fáceis. Cada integrante do grupo tem que ter a consciência de que ele deve ter além do engajamento do trabalho coletivo, a responsabilidade com o desempenho individual, dando o seu “melhor”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com