TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Comportamento

Artigos Científicos: Psicologia E Comportamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

Questão 1- Considerando o perfil profissiográfico do seu curso (identifique o curso), construa um texto (12 a 15 linhas) sobre a importância do conhecimento psicológico para a sua formação.

Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

- Conceito de subjetividade e identidade; (valor: 0,25)

- Características das identidades no contexto atual; (valor: 0,25)

- Exemplos da importância do conhecimento psicológico para um futuro profissional comprometido com a sociedade. (valor: 0,5)

R – Na Psicologia vamos estudar as questões humanas, a identidade pode ser definida como um conjunto de aspectos individuais que caracteriza uma pessoa, a subjetividade é um sistema que apresenta numa sociedade obedecendo as regras para fazer parte desta na qual perde sua identidade, ou seja, a subjetividade é algo superficial, indefinido que se refere-se a forma como a pessoa fica alienada por tentar agradar os outros vivendo uma vida fora da sua realidade, enquanto a identidade direciona a forma de penar, de agir e expor suas opiniões e ser autêntico. Para (Freire, 2000) A Psicologia como estudo cientifico da subjetividade humana nos propõe investigar modos de subjetivação no que consiste à produção de sujeitos diferenciados, a identidade é um continuo processo de construção da subjetividade. A atuação do psicólogo junto ao assistente social tem como finalidade elevar a autoestima dos usuários e fortalecer as políticas públicas, juntos devem valorizar os aspectos saudáveis presentes nos demandatários (as), nas famílias e na comunidade, esse trabalho deve ser elaborado por uma equipe de profissionais interdisciplinar, observando a oferta de serviços e planejamento do território e das famílias que vivem, bem como do mapeamento das ocorrências de situações de risco e de fragilidade.Juntos o assistente social e o psicólogo devem focar na prevenção e na promoção da qualidade de vida dos usuários, por isso o trabalho deve priorizar as potencialidades dos mesmos promovendo autonomia e perspectiva da cidadania.

Questão 2 - Identifique em uma das teorias da psicologia (escolha uma teoria) as contribuições para sua profissão (valor: 1,0)

R – A Teoria do Behaviorismo é de grande importância para a observação e a interação do comportamento humano dentro de uma sociedade. Essa teoria permite estudar as causas do comportamento, através de hábitos dentro do ambiente e em sua história ambiental, ou seja, estudando o seu cotidiano através do comportamento operante que condiciona e modela o repertório básico com o qual andamos, tocamos instrumentos entre outros, sua aprendizagem, está relação entre ação e seu efeito ou consequência, todo esse processo reforça e modela o repertório comportamental na vida cotidiana. Para o assistente social essa teoria serve como base em seus estudos sobre o comportamento humano mostrando seguimentos a ser descoberto na vida do usuário é de fundamental importância o estudo dessa teoria.

Questão 3 - Analise:

Um grupo tende a se dissolver se há um baixo grau de coesão grupal (valor: 1,0)

R – Concerteza, afinal em um grupo coeso o grau de participação determina ou influencia o processo de comunicação, o sistema de normas suas aplicações, punições e decisões tudo é resolvido de comum acordo entre o mesmo, os conflitos são direcionados e solucionados fortalecendo a vida grupal, bem como a evolução e crescimento pessoal.Robbins (2002, p. 261) acrescenta que: Para ter um bom desempenho como membro de uma equipe, a pessoa precisa ser capaz de se comunicar aberta e honestamente, confrontar diferenças e resolver conflitos, bem como sublimar suas metas pessoais, para o bem do grupo.

Questão 4 - Com base nas aulas e na charge, explique a importância das emoções e afetos no cotidiano do trabalho. Fundamente a sua resposta. (valor 1,0)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com