TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Comportamento

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia E Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

Questão 01 - A disciplina Psicologia e Comportamento é de extrema importância para a minha formação como profissional. Em meu caso específico, estou dando início a um novo ciclo na minha vida, estou abrindo a minha empresa (prestação de serviços e vendas de produtos). Com isso tenho que estar a frente de tudo e lidando com várias pessoas com níveis culturais, sociais e principalmente psicológico, diferentes. Um dos primeiros itens a serem observados nesse contexto é a “identidade” - À partir de nossos estudos entende-se que a identidade se estabelece através de relações sociais que desenvolvemos. Se constitui com a presença de outro indivíduo, começamos pela família, depois grupo de estudo, ambiente de trabalho, cultura social. Logo depois com o convívio, observamos a “subjetividade”- O que diz respeito, que se passa no intimo do sujeito pensante, que varia de acordo com o julgamento, sentimento, habito e etc de cada um, individual. Baseado no conceito de identidade, essas características, sofreram influências que se modificaram sempre. Dentro do contexto atual temos a internet como exemplo de influência externa que se faz transformar as características do individuo.

Estamos em um momento importante de construir planos, projetos para o futuro.Exemplo: Como apresentar a minha empresa a sociedade. A responsabilidade social como um conjunto de valores. E esses valores que me apresentará, dará como características ao meu perfil profissional para a sociedade.

Questão 02 – Baseado nas pesquisas de trabalho

estudei as teorias psicológicas: -Behaviorista -Psicanalítica -Gestaltista. Entendo que todas contribeum para nossa formação seja pessoal ou profissional. Mas a que mais se destacou de uma maneira imediata ou mais expressiva a foi teoria de Behaviorismo. “Behaviorista”- Afirma-se que a vida mental das pessoas se manifesta pelos seus atos, gestos, palavras, expressões fisionômicas. Influência direta no comportamento de cada um.

Questão 3 – A frase é verdadeira. Dentro de uma instituição, é o modo de dividir o trabalho que é essencialmente responsável pela formação de grupos. A partir desta formação em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo, esse grau de atração, chama-se coesão. Entre as características básicas do grupo encontram se: - Meta, principal e formal do grupo será derivada de metas formais da organização; a participação no delineamento das dessas metas resulta em aumento de motivação. –Normas, São regras informais ou padrões de conduta segundo os quais o grupo se desenvolve e aos quais se espera que os membros adiram. –Motivação, O que motiva a ação. Sempre que cada grupo encontra se reunido em prol de alguma atividade, suas ideias sobre como realizar o trabalho serão diferentes. Provavelmente haverá conflito. Quando as pessoas compreendem que é possível transformar o conflito em oportunidade, o trabalho não é interrompido, maleabilidade e confiança entre os membros do grupo para que a energia resultante do conflito gere bons resultados. a participação no delineamento das dessas metas resulta em aumento de motivação. – Líder, O líder deve contrabalançar as exigências da tarefa e o apelo das necessidades interpessoais. Importante a atuação de um líder catalisador com elevada capacidade de coordenação das atividades do grupo, que deve ser capaz de sensibilizar os membros para as exigências da tarefa e fazer sentir a necessidade, destas sobre a satisfação das necessidades interpessoais. –Comunicação, Clara e transparente para o melhor entendimento de qual o objetivo do grupo. – Papéis, Deixar claro qual o papel de cada um dentro do grupo.

O relacionamento com as outras pessoas exerce um grande poder de influência na personalidade de cada indivíduo. As relações interpessoais constituem a medula da vida. Elas formam e mantêm a nossa identidade pessoal. O “eu” toma consciência de si mesmo, de sua identidade original pelo apelo do outro, e a rede de comunicações tecida com os outros nos leva a desenvolver as nossas potencialidades. Dessa forma, os grupos se organizam, se influenciam e tendem a se ajustar, quando menos coeso for, menos a resistência as mudanças e menos chances de se dissolver.

Questão 4 – A charge representada na atividade mostra o oposto de tudo que já trabalhamos até hoje.

Grande parte das experiências de um adulto são vivenciadas em ambientes de trabalho, equilíbrio entre cognição e emoção também se tornam vitais num ambiente organizacional. O processamento da informação, as expectativas, a tomada de decisão, o pensamento, a resolução de problemas, irão contribuir para que o ambiente organizacional torne-se prazeroso ou estressante, produtivo ou infértil. Porém, muitas vezes somos obrigados a produzir a qualquer custo. Ignorando de todas as maneiras a exelência em comportamento organizacional, a charge demonstra um superior em fúria extressado e transmitindo ao seu funcionária de uma maneira excessiva. Por tanto As manifestações de afeto discretas no trabalho, a possibilidade de integrar a emoção e a razão para melhor compreender a complexidade do comportamento organizacional e o impacto das condições ambientais de trabalho nas emoções e humor do trabalhador podem fazer parte do cotidiano de um psicólogo organizacional. Por isso que um comportamento visando à melhoria da condição do funcionário, respeito com os colegas, gestão a base de motivação, são fatores que dentro do ambiente de trabalho, tende a produzir mais e melhor.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com