TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA EXISTENCIAL HUMANISTA

Por:   •  29/11/2021  •  Resenha  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

UNICEPLAC

TEORIAS HUMANISTAS

LAÍS DA SILVA BADÚ – 0011575

PROFESSORA FABIANA

19/11/2021

 

A PSICOLOGIA EXISTENCIAL HUMANISTA

A psicologia existencial humanista é considerada uma das três forças da psicologia, ao da Psicanálise e do Behaviorismo.  Em sua teoria destaca-se o primado da vontade, da livre escolha, da ética, da estética e o que ficou conhecido como “salto no escuro”, uma entrega ao desconhecido. A contribuição da filosofia para a psicologia existencial teve forte influência do filósofo alemão Martin Heidegger (1889 – 1976), que analisa o ser humano a partir da análise do ser.  Ele propõe que a humanidade moderna perdeu a proximidade com o ser, investindo em ter e não se sente mais à vontade no mundo, propondo uma retomada filosófica das questões do ser com termos como ser-no-mundo, ser-com-os-outros e a análise do ser em relação ao tempo.

O existencialismo é um humanismo, valoriza a capacidade de escolha do ser humano, ressaltando o livre-arbítrio, a angústia e a relação com os outros como essenciais à existência humana.  O Homem é colocado no centro da sua existência - termo apreendido em função da distinção filosófica de que o Homem é o único ser que tem uma relação de compreensão consigo e com tudo o que o cerca, portanto é um existente.

Os principais conceitos da Psicologia Existencial Humanista estão relacionados aos termos: escolhas, liberdade, responsabilidade, angústia existencial, ser-no-mundo, ser- com-os-outros, autoconhecimento, autocompreensão, consciência, dentre outros que trataremos neste estudo.  Os objetivos propostos consistem em apreender as contribuições teóricas para a psicologia existencial humanista e analisar as contribuições da psicoterapia existencial humanista para a superação de medos e reorganização da vida humana a partir de novas escolhas.

A empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, do cliente, buscando compreender o seu mundo e seus sentimentos sem julgamentos, o que proporciona ao cliente a sensação de acolhimento.  A congruência consiste na habilidade de ser coerente consigo e com o outro, expressando suas percepções, de modo a permitir ao cliente as experiências de reflexão e conclusão sobre si mesmo.  Foco da proposta psicoterápica de Rogers está na liberação do núcleo da personalidade, na (re)descoberta da autoestima, da autoconfiança e do amadurecimento emocional. “Se posso proporcionar um certo tipo de relação, o outro descobrirá dentro de si mesmo a capacidade de utilizar aquela relação para crescer, e mudança e desenvolvimento pessoal ocorrerão’.

O enfoque psicoterapêutico coloca o homem no centro de sua própria vida e o apreende como a realidade de seus próprios fenômenos, promovendo a consciência de seu modo de ser, de suas escolhas, do exercício de sua liberdade e de sua responsabilidade frente a sua existência. Na Psicoterapia Existencial Humanista, o Homem é apreendido como ser no mundo, como aquele que se manifesta afetivamente nos gestos do seu corpo, no tom de sua voz, nas palavras proferidas e em todas as formas de se expressar.  O foco desta abordagem psicoterápica é possibilitar o autoconhecimento e a autocompreensão, visando a resolução de conflitos e somatizações, propiciando a produção de uma consciência de si mesmo e uma abertura do ser às possibilidades de autorrealização (FORGUIERI, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com