TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria existencial humanista

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHAGUERA DE SÃO JOSÉ

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA.

TRABALHO DE PESQUISA

TEORIA DE MASLOW

Trabalho de pesquisa apresentado para avaliação de (1º ou 2º) bimestre da disciplina de THE II sob orientação do Prof. Ferraz

Submetido para avaliação por:

TEREZA CRISTINA LOPES - 9024453549

CELENE ALEXANDRE DE OLIVEIRA - RA 8692306919

CHEILA

São José dos Campos – SP

Este trabalho tem por finalidade apresentar a Teoria de Maslow , suas principais idéias e sua aplicabilidade , destacando o fenômeno da motivação no trabalho tanto nos contextos organizacionais como institucionais.

Maslow em sua teoria divide as necessidades do ser humano em cinco tópicos : Necessidades fisiológicas,de segurança,sociais, de estima e de auto realização.

As empresas assim como as instituições utilizam da Teoria de Maslow para identificar qual a necessidade da pessoa e assim poder utilizar disso para motiva-la. Sempre em busca de melhores resultados e obtenção de metas

Muitos dos benefícios que as empresas oferecem hoje como vale transporte , vale alimentação , convenio medico , plano de carreira estão diretamente relacionados com a teoria levando em consideração que os funcionários se motivam para obter tais benefícios.

Ao identificar em qual nível de necessidade o individuo se encontra , a empresa ou instituição tem uma poderosa arma nas mãos, a motivação se da ao trabalhar para satisfazer determinada necessidade.

O mais interessante de tudo isso é que não se tem um fim para esta motivação pois ao alcançar deteminada necessidade automaticamente se abre as portas para a próxima,e assim as empresas mantem o controle das massas trabalhando desesperadamente em busca da satisfação de suas necessidades.

Porém a motivação também se aplica e com muita força no que se refere a satisfação pessoal , que chamamos de auto realizaçãoe podemos identifica-la em diversas áreas , esporte , instituições de ensino , filantrópicas entre outras.

Há muitas criticas em relação a teoria de Maslow , mas ela se aplica muito bem principalmente nas empresas, pois todas as necessidades podem ser garantidas dentro de uma organização desde a fisiológicas quanto as de realização.

O fato portanto é que esta descoberta de certa forma aprisiona , sente-se a necessidade de trabalhar cada vez mais , produzir cada vez mais , atingir metas cada vez mais difíceis , e esta pressão vem adoecendo as pessoas, estamos com um índice de stress cada vez mais elevado.

A Teoria é ótima, e tem grande poder motivacional , mas deve ser utlizado com cautela e principalmente ética , para não submeter pessoas ., a trabalhos escravos apenas para satisfazer suas necessidadesfisiologicas, o ideal seria ao conhecer as necessidades dar condições para as pessoas satisfaze-las , sem perder a qualidade de vida.

FACULDADE ANHAGUERA DE SÃO JOSÉ

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA.

TRABALHO DE PESQUISA

TEORIA DE MASLOW

Trabalho de pesquisa apresentado para avaliação de (1º ou 2º) bimestre da disciplina de THE II sob orientação do Prof. Ferraz

Submetido para avaliação por:

TEREZA CRISTINA LOPES - 9024453549

CELENE ALEXANDRE DE OLIVEIRA - RA 8692306919

CHEILA

São José dos Campos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com