TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA: Willian James (1842 -1910)

Por:   •  27/5/2020  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Willian James (1842 -1910)

    O papel de James, na psicologia norte americana foi muito paradoxal, seu trabalho foi o percursor americano da psicologia funcional. Após oitenta anos, da sua morte revelou –se que ele e considerado a segunda figura mais importante da psicologia, perdendo apenas par a Wilhelm Wundt.

    No entanto, ele se mantinha em notório interesse por telepatia, clarividência, espiritismo, comunicação com os mortos em sessões espíritas e outros fatos místicos. O que outros psicólogos experientes estavam tentando banir do campo.

    Em seus anos escolares, alternou si entre Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Suíça e Estados Unidos o que lhe proporcionou as vantagens culturais e intelectuais. Com dezoito anos, decidiu tornar-se artista. A carreira foi um fracasso e foi abandonada, matriculou –se na Lawrence Scientific School em Harvard, no período em que acontecia a guerra civil americana.

     Comprometimentos com a saúde e autoconfiança, lhe fez si transformar em uma pessoa neurótica, fazendo-o perder interesse pela química e si aproximar da medicina que posteriormente desistiu também de seguir. Utilizou –se do discurso: “ Há muitos farsantes nesse meio”.

   Em 1869, desenvolveu a filosofia de vida baseada no livre arbítrio e na força de vontade, três anos depois lecionou fisiologia em Harvard e despertou interesse pela a funcionalidade dos elementos químicos e seus efeitos.  Desenvolveu experiências, com oxido nitroso (gás hilariante), nitrato de amila (que afeta o cérebro, causando movimentos bruscos). Experimentos que visavam observar as pessoas em estado consciente e alterado pelas substâncias.

   No período de 1875- 1876, lecionou seu primeiro curso de psicologia que se chamou de The Relations Bet Weln  and Physiology e Physiology ( as relações entre a fisiologia  e a psicologia ).  Evento este, que permitiu que a Universidade de Harvard, fosse a primeira instituição dos Estados Unidos a oferecer um curso de psicologia experimental, ministrado por James.

     Dois acontecimentos importantes marcaram o ano de 1878, o seu casamento e a assinatura de contrato com editor Henry Holt, que resultou em um livro clássico da psicologia que levou doze anos para ser escrito e publicado. O livro de psicologia de Willian, se tornou uma referência para várias gerações de estudantes da área.

    James, passou os últimos 20 anos de sua vida, refinando seus sistemas filosóficos e por volta da década de 1890, foi reconhecido como o principal filósofo norte americano. Em 1899, a psicologia educacional ganhou força e as ideias de Willian sobre a aplicação da psicologia na sala de aula em situações de aprendizagem foram evidenciadas.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (25.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com