TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para aprender, a mão é melhor

Por:   •  29/3/2016  •  Artigo  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI

Curso: Enfermagem/ Psicologia

Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Professora: Heloisa Beatriz Machado.

Acadêmica: Leilane Guimarães de Wergenes

Resumo:

Para aprender, à mão é melhor

Estudo das universidades de Princeton (EUA) e da California em Los Angeles (EUA), mostra que escrever à mão garante maior e melhor memorização e compreensão da informação. A substituição da maquina de escrever para o computador e do bloquinho de notas pelo laptop demonstram que as pessoas “das antigas”, pois escrever à mão é melhor que teclar, é memorizar informação e garantir um aprendizado de alta qualidade.

A pesquisa de Pam Muller de Princeton e de Daniel Oppenheimer da universidade da California mostra que quem anota as informações aprende mais e melhor. Eles dividiram estudantes em dois grupos: o que anotavam a mão e os que faziam com laptop, foram julgados nos quesitos memória, entendimento, capacidade de síntese e de generalização. Os estudantes que anotaram a mão perderam no quesito quantidade de informação, porém ganharam nos itens acima.

Segundo os pesquisadores quem anota manualmente tem que ouvir, digerir e resumir a informação, pois se captura a essência do conteúdo, obrigando o cérebro a se esforçar. O teclar já é algo vulgarmente “robotizado”, ou seja, se faz sem pensar. Para Muller e Oppnheimer, os que escrevem a mão acabam, com as próprias palavras, recriando o contexto, fazendo observação auxiliares, sínteses, conexões, conclusões pessoais etc. o aspecto visual das anotações, como flechas, interrogações, exclamações, grifos, etc, há outros estudos que sugerem que esta estratégia é benéfica.

Os estudantes que utilizaram o laptop para a pesquisa, não estavam conectados a internet, não havendo distrações. Observando os adolescentes e crianças de hoje em dia que já nascem teclando, e não tendo gosto pela escrita, alegam se cansarem de praticá-lo. Desta forma indaga-se se irá acabar a escrita no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com