TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas de Filosofia

Por:   •  1/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

1.O que é o idealismo pós kantiano?

Kant acreditava que não era possível conhecer o Absoluto, pois o ser humano não tem o intelecto intuitivo para conhecer a metafísica, ele recusa o saber dos objetos clássicos da metafísica. Já Hegel, filósofo idealista pós-kantiano contrapõe-se e resgata a metafísica como conhecimento do Absoluto, que para ele, é o princípio de toda a filosofia, o Absoluto é movimento, constante devir, enquanto Kant reduziu a filosofia à reflexão abstrata. O idealismo pós-kantiano tenta trazer uma maior abrangência na questão da construção do conhecimento.

2.Qual a relação entre o idealismo e o romantismo?

A relação existente é a de influência do romantismo para o idealismo, no romantismo, a subjetividade humana é priorizada. Uma doutrina filosófica é considerada idealista quando parte do pressuposto de que, no processo do conhecimento, o sujeito tem papel mais importante do que o objeto.

3.Por que o idealismo deve ser criticado?

O idealismo parte do pressuposto de que o mundo não pode ser compreendido pois os sentidos humanos prejudicam a análise das coisas, dava ênfase no sujeito e praticamente descartava o objeto, já que esse não podia ser conhecido. No idealismo, o mundo o qual vemos é apenas uma extensão imperfeita do mundo das ideias. Hoje em dia sabemos que o objeto é tão importante quanto o sujeito na construção do conhecimento.

4.Estabeleça uma relação entre o idealismo e a psicologia.

Ao mesmo tempo em que o idealismo prioriza o sujeito e sua subjetividade, assim como é essencial na psicologia, há uma grande crítica, pois, ele prioriza apenas o sujeito, e desconsidera as relações externas na formação do ser. Está é uma crítica de Bock à Psicologia idealista, já que não há como estudar o ser humano sem considerar o meio em que ele está, não tem como fazer esse estudo de uma forma isolada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com