TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas Históricas Sobre a Personalidade

Artigo: Perspectivas Históricas Sobre a Personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Artigo  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

 Personalidade:

A personalidade de cada pessoa esta relacionada ao seu modo de sentir e agir. Por exemplo, se o seu padrão de comportamento for claramente distintivo e consistente, independente do local, é provável que as pessoas digam que você tem uma personalidade “forte”.

 Perspectivas Históricas Sobre a Personalidade:

Duas ideias influenciaram o campo de estudo da personalidade na psicologia:

 Teoria de Freud, chamada de psicanalítica, propôs que a personalidade recebe influência da sexualidade infantil e das motivações inconscientes.

 Abordagem humanista, baseada na capacidade interior para o crescimento e auto-realização.

 A Perspectiva Psicanalítica:

Foi fundada pelo médico Sigmund Freud, que ao consultar seus pacientes observou que os problemas não eram relacionados a doenças neurológicas. Em busca de soluções, Freud estimulou sua mente deixando uma marca importante na autocompreensão humana.

 Explorando o Conceito de Inconsciente:

Com o tempo Freud concluiu que alguns transtornos de seus pacientes eram psicológicos, por exemplo, a perda da sensibilidade da mão poderia ter ocorrido pelo medo de tocar nos órgãos genitais; cegueira ou surdez poderiam ser causadas por não querer ver ou ouvir algo.

Freud utilizava o método de associação livre, consistia em deixar o paciente a vontade para dizer o que lhe viesse à mente, produzindo uma linha de pensamento em rumo ao inconsciente do paciente, libertando lembranças dolorosas, que na maioria das vezes vinha de experiências vividas na infância. Essa teoria foi chamada de psicanálise.

Uma grande comparação foi feita da mente humana com um iceberg. Freud dizia que a parte da consciência era aquela que estava acima da superfície e o que ficava abaixo da superfície estava relacionada com o inconsciente, composta de desejos que estavam guardados em uma área chamada pré-consciente. Não somos cientes de tais sentimentos, mas exercem enormes influências em nossas atitudes, por exemplo, na profissão que escolhemos, na religião que acreditamos, nos costumes, entre outros.

Os sonhos, atos falhos falados e escritos também sofriam influências do inconsciente. Os sonhos, por exemplo, são usados como uma “via régia para o inconsciente” e o conteúdo lembrado era o desejo oculto reprimido.

• Estrutura da Personalidade:

A personalidade humana é o resultado do conflito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com