TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Zelig: Perspectiva De Personalidade

Artigo: Resenha Filme Zelig: Perspectiva De Personalidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO DE PSICOLOGIA

MARIA CECÍLIA OLIVEIRA F. SANTOS

RESENHA FILME ZELIG DE WOOD ALLEN: PERSPECTIVA SOBRE A PERSONALIDADE

Profª: Júlia Soares

SÃO LUIS - MA

2014

O filme Zelig, é um falso documentário, feito na década de 80, escrito e dirigido por Wood Allen. No filme, encontramos a história de Leonard Zeling, conhecido como homem camaleão, que sofre com um transtorno raro (fictício) de personalidade. Tomando o conceito de personalidade como um conjunto de características de um indivíduo e uma organização dinâmica de aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e morfológicos, podemos começar a analisar a peculiaridade da personalidade de Leonard Zelig.

Diferentemente das outras pessoas que desejam sedimentar suas convicções, seus anseios, sua aparência etc, Zelig possui a habilidade de adquirir qualquer habilidade física e mental das pessoas com que se relaciona, afim de agradar e ser aceito por aqueles que o cercam. Tal peculiaridade chamou atenção de diversos cientistas e estudiosos, tendo como principal a Dra. Eudora Fletcher. Quando ainda estava na escola, Zelig passou por evento que pode ser considerado o inicio de seu transtorno. Uma vez, ele vira seus amigos conversando sobre um livro que ele não lera, e, ao ser questionado por eles sobre o livro, preferiu fingir que tinha lido para não ser importunado por eles.

Os traços da personalidade de um individuo são formados através das crenças construídas ao longo da vida, das experiência e relações acumuladas, principalmente na infância. Quando esses traços são inflexíveis ou mal adaptados (negativos) causando algum prejuízo ou sofrimento no individuo, é possível que se desenvolva um transtorno de personalidade. Podemos ver então, que o transtorno sofrido por Zelig, teve suas raízes na formação de seus traços, que devido a inúmeras experiências negativas na infância, fez com que ele desenvolvesse tal quadro patológico.

Embora Zelig possua tais características, ele não poderia ser duramente condenado por seus atos. Sua infância difícil possui grande, senão total influência na sua “personalidade” e nas suas “escolhas”. Zelig fora molestado por outros colegas de seu bairro ainda na infância, com pais sempre ausentes e levando a culpabilidade pelos fatos que aconteciam em seu lar, sendo castigado trancado em um armário escuro diversas vezes. Quando estava a ‘beira da morte’, o pai de Zelig fez uma declaração sobre a vida ser um pesadelo, e a partir desse momento seu irmão teve um ataque nervoso e sua irmã virou alcoolatra. Zelig que parecia ser o único a sair ileso do trauma, desenvolveu tal transtorno de personalidade como reposta.

Extinguir o comportamento de Zelig é a maneira mais viável para “curá-lo” deste transtorno de personalidade. A linha behaviorista de pensamento poderia ser eficaz para ajudar nesse processo. Entretanto, apenas estaríamos a ‘tapar o sal com a peneira’, visto que é necessário retornar os fatos passados na infância de Zelig para que este, ao revivê-los consiga superá-los e por consequência extinguir seu comportamento. Portanto, a psicanálise é a abordagem da psicologia que pode curar Zelig. O método da associação livre, criado por Freud, daria lugar a hipnose (utilizada no filme), fazendo com que Zelig voltasse a sua infância, preenchendo as lacunas existentes na formação da sua personalidade, colocando os “pingos nos iis”, tornando possível a sua cura. Analisar e buscar respostas no inconsciente de Zelig, através da psicanálise, é importante para que se identifique a origem e as razões da existência de seu problema, o que resultará, por consequência na cura dele e extinção de seu comportamento.

No filme, Zelig começa a sentir uma forte atração por sua terapeuta e se declara ‘amando’ a mesma. O amor que Zelig desenvolve por ela dá forças para que ele siga em frente em seu tratamento e consiga assumir sua própria identidade. Ele consegue se individualizar e externar características próprias. Podemos dizer até que ele entra em estado de experienciação, pesando o seu self, em relação àquilo que ele é, deseja ser e como quer ser visto pelo outro. Zelig começa agora a ter o desejo de mostrar o seu verdadeiro eu e valoriza esse sentimento. A relação com a terapeuta foi de extrema importância porque através do sentimento (amor) ele deixa de querer agradar a todos e passa a querer agradar a uma única pessoa.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »