TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Períodos de desenvolvimento do intelecto da criança

Artigo: Períodos de desenvolvimento do intelecto da criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Artigo  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  338 Visualizações

Desenvolvimento

O estudo é realizado em crianças de 01 a 03 anos. Onde volta-se para a exploração do mundo físico dos objetos e do próprio corpo, a inteligência na construção da realidade prevalece nos fenômenos cognitivos. Marcha e linguagem a mobilidade com os objetos a fala são apresentadas, a criança começa a se deslocar de um lugar para outro. Neste estagio predominam as relações cognitivas como meio, tendo a:

Inteligência Prática que é obtida pela interação com o próprio corpo com a ação imediata. Inteligência Discursiva adquirida pela imitação e apropriação da linguagem, é quando aprende nome de objetos aprende a diferencia-los, distingui-los.

É caracterizada pela investigação e exploração da realidade, a criança começa a realizar representações de si mesma que diferencie o que é do mundo exterior daquilo que pertence ao próprio corpo, relação de sua pessoa com sua imagem, este processo é beneficiado pelo desenvolvimento das condutas instrumentais e da função simbólica. Papéis ativos e passivos que permitem conhecer a si própria.

Período Projetivo

O termo “projetivo” empregado para nomear o estágio deve-se à característica do funcionamento mental neste período ainda nascente o pensamento precisa do auxilio dos gestos para se exteriorizar, o ato mental projeta-se em ato motores. Ele se vê o adulto e age como as atitudes do mesmo.

A criança não é capaz de imaginar sem representar. Exemplo: quando a criança diz que ganho um presente grande, ela abre os braços com relação ao tamanho do presente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com