TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para ensinar saúde ou aprender sobre saúde?

Resenha: Para ensinar saúde ou aprender sobre saúde?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

ANP 1: Ensinar Saúde ou educar para saúde?

A saúde é um direito de todos nós, sem distinção, cabe a cada um fazer sua parte. A pergunta é “ensinar saúde ou educar para saúde?”. Acredito que educar para saúde seja a resposta correta...Ensinar as crianças que devemos lavar as mãos,antes e depois de cada refeição. Ensinar que devemos escovar os dentes e não andar descalços. Conversar com os pais sobre necessidade da higiene para a saúde da criança ou adolescente.

As crianças e adolescentes de cidades pequenas,com poucos recursos ou de uma classe social baixa, estão mais propícios a desenvolver doenças e problemas de saúde, mas isso, não quer dizer que os pais não podem se esforçar para dar uma vida com higiene, ensinando os fundamentos básicos para os filhos.

Preservar a vida, é uma missão de todos, não somente dos professores; educar, enquanto pequenos, é uma missão principalmente dos pais. Já na escola, de toda a instituição de ensino. A todo momento temos propagandas na TV que incentivam nossos filhos a brincar,se sujar...Isso também é saúde. Para ter saúde,não é necessário deixar seu filho preso em uma gaiola,nem deixar seu bebê só no colo,ele tem que conviver com o mundo.

Uma criança sadia, vai se desenvolver melhor, e vai ser um adulto saudável. Quando uma criança inicia na escola, ela já traz tudo o que aprendeu dentro de sua casa, os lados bons ou ruins relacionados à saúde;não podemos ditar o que a criança tem que fazer de uma vez só,temos que ser cautelosos, pois a partir daí, a escola passa a ter grande responsabilidade relacionada a educação para a saúde da criança ou adolescente. Uma frase muito interessante é : “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença “. Educar para saúde é o desenvolvimento da consciência sanitária, dos direitos da cidadania, mudanças de hábitos e ações para uma vida saudável.

Devemos então,informar não só a criança, mas também aos pais,como ter um estilo de vida saudável,e saber como compartilhar isso com os mesmos,ou seja,devemos capacitá-los, para que eles consigam exercer a cidania em todos os níveis sociais,sobre a importância da alimentação saudável, da vacinação, do meio ambiente, para que eles saibam promover uma qualidade de vida(pra que saibam como conservar sua vida).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com