TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget

Seminário: Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget (1986-1980). Sir Jean William Fritz Piaget, foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.

Propõe que os fatores internos prevalece aos externos. Considera que o desenvolvimento segue etapas ou sequências biológicas (no início somos puro instinto e com o passar do tempo vamos assimilando o mundo).

- Sensório-Motora (0/2 anos): Inteligência prática - reflexos e esquemas de ação.

- Pré-Operacional (2/7 anos): Aquisição da linguagem, Socialização, Pensamento, Intuição e Função simbólica.

- Operatória-Concreta (7/12 anos): Reversibilidade, Operações mentais, Operações infra lógicas, Operações lógico matemáticas, Relações interindividuais e Início da reflexão.

- Operatória-Formal

(Adolescência): Pensamento abstrato, Reflexão acerca de situações hipotéticas ou futuras.

Daí a fundamentação das séries escolares. A partir da ação efetuada sobre os objetos. É um fator complexo por que existem dois tipos de experiência: a experiência física (ação para abstrair as propriedades) e a experiência lógico-matemática (ação para conhecer o resultado da coordenação das ações).

Considera a aprendizagem uma consequência do desenvolvimento, ou seja, o que vai ser ensinado depende da etapa em que o indivíduo se encontra. A aprendizagem se dá na internalização dos processos, desequilíbrio e reequilíbrio dos saberes. Quando se adquire um novo conhecimento isso meche com o indivíduo, os esquemas mentais são perturbados e começa um processo de assimilação, gerando posteriormente uma acomodação, novos esquemas mentais. O desenvolvimento antecede e determina as possibilidades de aprender. Piaget diz que o desenvolvimento espontâneo (Psicológico) configura-se como a condição preliminar evidente e necessária para o desenvolvimento escolar (Aprendizagem).

Percebe a linguagem como um processo consequente do desenvolvimento. A linguagem é um aperfeiçoamento da cognição. O desenvolvimento não depende necessariamente da comunicação. A afetividade é a energia do desenvolvimento cognitivo. Interações e Transmissões Sociais: deve ser combinada com uma assimilação ativa da criança para que seja eficaz. O professor deve ser o indivíduo que promove desafios no processo de construção do conhecimento, além de facilitá-lo. O desenvolvimento antecede e determina as possibilidades de aprender. Piaget diz que o desenvolvimento espontâneo (Psicológico) configura-se como a condição preliminar evidente e necessária para o desenvolvimento escolar (Aprendizagem).

A linguagem ocorre com o desenvolvimento do processo cognitivo.

A expressividade egocêntrica direciona o indivíduo para a o contexto social; do individual para o social, ou seja, do eu para o nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com