TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget

Artigo: Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Artigo  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Piaget

Conceitos: Piaget além de descrever o processo de desenvolvimento, comprovou suas teses cientificas. As suas teorias explicam como se desenvolve a inteligência nos seres humanos, estudando o mecanismo do aumento do conhecimento. Ele utilizava os Esquemas (são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio), a Assimilação (é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas), a Acomodação (é a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado) e a Equilibrarão (É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio, uma constante adaptação ao mundo exterior). Piaget também criou também etapas sucessivas para a construção da inteligência (Período Sensório-motor, Pré-operacional, Operatório concreto, Operatório formal).

Postura do professor e sua relação com o aluno: Para Piaget a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo, ele visa à espontaneidade do aluno, se o aluno errar, aquele erro pode ajudar, não é um tempo perdido esse erro, será na verdade um ganho, o aluno pode apreender com ele. O professor será o incentivador, o encorajador para a iniciativa própria do estudante, incentivando ao raciocínio lógico, compreensão e reflexão. Piaget coloca que o aprendizado é individual. Será construído na cabeça do sujeito a partir das estruturas mentais que ele possui.

Visão pedagógica sobre a aprendizagem: Para Piaget, o professor deve ser incentivador e deixar os a espontaneidade dos alunos. O professor não pode simplesmente transmitir conteúdos, como era a escola tradicional, Piaget sempre combateu e defendeu práticas baseadas em jogos, pesquisas e trabalhos em grupo nos quais a tarefa do professor era facilitar a aprendizagem dos alunos.

Metodologias de ensino e aprendizagem: Piaget propunha atividades de cooperação, motivação e ações que favoreçam as modificações intelectuais, sociais e afetivas, ele trabalhava muito com jogos simbólicos.

Formas de avaliação: Piaget dizia que o professor deve avaliar os erros dos alunos considerando a interpretação do mundo, e visando os estágios que as crianças estão. Segundo Piaget avaliar é acompanhar e valorizar todo o processo de construção do conhecimento, o educador acompanha o desenvolvimento dos alunos e os ajuda em suas dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com