TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget

Exames: Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA PSICOLÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRATICA EDUCACIONAL

TEORIA PIAGETIANA- Construtivismo: Desenvolvimento cognitivo, Psicologia e Epistemologia genética.

Os conceitos são construídos por dois subprocessos: Assimilação e Acomodação.

Assimilação: É o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza, possibilitando assim, a assimilação de seus esquemas.

Ex: A partir de04 a 06 meses de idade a criança começa a pegar objeto que vê diante de si, aplicando esquemas de ação, isto é põem na boca, aperta, balança, bate, esfrega e sacode. Nesses casos, a apreensão e a manipulação de objetos são formas de assimilação.

Acomodação: É a reorganização e modificação dos esquemas assimilatórios

Ex: Por volta do fim do 1º ano de vida da criança quando ver um objeto que não consegue alcançar com as mãos, a criança fará sucessivas tentativas até conseguir pegá-lo. Nesse caso trata se de acomodação, pois ela reorganizou seus esquemas anteriores de ação, ajustando-os á nova situação.

Como vimos. O processo de adaptação ocorre á medida. Nesse sentido, que o indivíduo assimila novas experiências,acomodando-as ás estruturas mentais já existentes.Nesse sentido a adaptação é o equilíbrio entre assimilação e acomodação, e acarreta uma mudança no indivíduo.

VISÃO PEDAGÓGICA

Á busca de uma compreensão mais objetiva do desenvolvimento humano em seus aspectos físicos, intelectual, afetivo, bem como de um conhecimento maior sobre as diferenças individuais, as necessidades infantil, o mecanismo da motivação e da aprendizagem, e a importância dos fatores ambientais e sociais na vida do ser humano, respeitar as características de cada etapa do desenvolvimento e considerar os interesses de cada fase estimulando a atividade funcional,isto é, atividade natural de cada indivíduo. Os estudos de Piaget permite ao professor identificar os estágios de desenvolvimento que são:

1º Período: Sensório motor (0 a 2 anos de idade)

2º Período: Pré operatório (2 a7 anos de idade )

3º Período: Operações concretas (7 a 12 anos de idade )

CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA

Propor atividades desafiadoras,organizadas sob a forma da situação problema para que estimule a reflexão dos alunos contribuindo para ampliar seu esquemas mentais de pensamentos, ampliando as estruturas cognitivas. Propor situações nas quais tenham possibilidades de manipular objetos concretos, aplicando seus esquemas mentais as situações reais (tendo em vista maior compreensão da realidade). A teoria Piagetiana é a noção de atividade, pois é interagindo com o ambiente que o indivíduo recebe influencia e sobre ele atua vivenciando o processo de adaptação (assimilação, acomodação) que tende para um equilíbrio progressivo. Daí resulta o desenvolvimento das estruturas mentais e o processo de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com