TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget, Vygotsky

Pesquisas Acadêmicas: Piaget, Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As pesquisas realizadas por nosso grupo estão baseadas nos autores Jean Piaget e Lev Vygotsky com suas principais teorias e conceitos. Visa analisar a importância de suas teorias como suporte na aprendizagem para o desenvolvimento afetivo, criativo, cognitivo e social da criança e como elemento básico para um crescimento equilibrado e consciente.

1. TEORIAS DE JEAN PIAGET

Segundo Piaget (PLT Introdução à Psicologia da Educação), cada período de desenvolvimento é caracterizado por aquilo que o indivíduo é capaz de fazer melhor nessas faixas etárias. Os períodos são:

• 1º - Sensório Motor (0 a 2 anos);

No sensório-motor, a criança começa a conquistar por meio da percepção e dos movimentos a sua volta, todo o universo que a cerca. Como por exemplo, o bebê mama melhor no décimo dia de vida do que no segundo dia. A vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção.

• 2º - Pré-Operatório (2 a 7 anos);

No período pré-operatório, a maturação neurofisiológica permite o desenvolvimento da coordenação motora fina. O mais importante nesse período é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectuais, afetivos e sociais da criança. Exemplo, com a palavra, há possibilidade de exteriorização da vida interior, portanto, a possibilidade de corrigir ações futuras. No aspecto afetivo, surgem os sentimentos interindividuais, sendo um dos mais relevantes o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela, como pais e professores.

• 3º - Operações Concretas ( 7 a 11 ou 12 anos);

A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais. Em seu nível de pensamento, a criança consegue: estabelecer corretamente as relações de causa e efeito e de meio a fim, sequenciar ideias ou eventos e trabalhar com ideias sob dois pontos de vista, simultaneamente.

• 4º - Operações Formais (11 ou 12 anos em diante)

Neste período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, ou seja, o adolescente realiza as operações no plano de ideias, sem necessitar de manipulações ou referências concretas, como no período anterior. O adolescente é capaz de lidar com conceitos como a liberdade e a justiça. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos, e a amizade é umas importantes referências nessa fase.

Todas as crianças passam por essas fases ou períodos nessa sequencia, porem, o inicio e o término de cada uma delas depende das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais e sociais no meio em que vive.

A aprendizagem, que é sempre capaz de nos levar adiante, está na dependência de como se domina a estrutura da matéria estudada, ou seja, a natureza geral do fenômeno, as ideias mais gerais, elementares e essenciais da matéria. Para Bruner, o ensino deve estar voltado a compreensão, ou seja, a compreensão das relações entre fatos e ideias, única forma de garantir a transferência do conteúdo aprendido para novas situações. O professor deve reconstruir com o aprendiz o caminho de seu raciocínio, para encontrar o momento do erro, e a partir daí, reconduzi-lo ao raciocínio correto.

Falamos de aprendizagem significativa e de pontos de ancoragem sempre que algum conteúdo novo deve ser aprendido.

Jean Piaget e Jerome Bruner podem auxiliar muito na organização do ensino, mas será sempre necessário que o professor conheça muito bem a realidade de vida de seus alunos, ou seja, classe social, experiências já vividas, dificuldades e realidade de suas famílias etc.

A motivação e o processo ensino – aprendizagem, está presente como em todas as esferas de nossa vida – trabalho, lazer, escola... A preocupação do ensino tem sido a de criar condições para que o aluno sinta o interesse de aprender, sem dúvida, não é uma coisa fácil, pois precisa haver certo interesse vindo do aluno. Resolver isto, é sem dúvida, uma tarefa mais difícil ainda, mas não impossível. Considero importantes alguns pontos abaixo:

• Falando com o aluno sempre em uma linguagem acessível;

• Desenvolver nos alunos uma atitude de investigação, que garanta o desejo mais duradouro de saber, de querer saber sempre;

• Os exercícios e tarefas devem ter um grau adequado de complexidade;

• Compreendendo a utilidade do que se está aprendendo.

É como um duplo desafio, necessário criar a necessidade e apresentar um objeto adequado para sua satisfação.

“AMBIENTE – ORGANISMO – INTERESSE OU NECESSIDADE – OBJETO DE SATISFAÇÃO: ESTÁ MONTADA ASSIM A CADEIA DA MOTIVAÇÃO”.

Para Piaget, o ser humano é dotado de estruturas biológicas, e herda uma forma de funcionamento intelectual, isto é, uma maneira que possa se interagir com o ambiente que o leva à construção de um conjunto de significados, sendo assim, a interação deste sujeito com o ambiente permitirá a organização desses significados em estruturas cognitivas. Piaget foi e é referência para muitos teóricos em Psicologia.

2. TEORIAS DE VYGOTSKY

A Psicologia de Vygotsky (conforme livro PLT Introdução à Psicologia) toma como base a Psicologia Sócio-Histórica, uma experiência pessoal que se constitui no coletivo e na cultura.

De acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, as interações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com