TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

Casos: PIAGET, VYGOTSKY E WALLON. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 4

MARIA ROSALINA DE SOUZA

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

BELÉM – PARÁ

FEVEREIRO/2010

Este trabalho visa fazer uma dissertação entre Piaget , Vygotsky e Henri Wallon buscando conhecer e entender os principais pontos entre eles e como cada um destes teóricos pôde contribuir e influenciar no processo educativo de cada educando e como o professor pode contribuir com aluno em seu processo educativo.

Para Piaget, o aluno é um ser ativo, que estabelece relações de troca com o meio-objeto num sistema de relações vivenciadas e significativas e a aprendizagem do sujeito exige sempre uma atividade de interação, que se estabelece entre aluno e conteúdo a ser aprendido, porém, antes da aprendizagem, é necessário que as funções psicológicas estejam desenvolvidas. Já na concepção sócio-interacionista de Vygotsky, o desenvolvimento do indivíduo ocorre devido ao resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando-se o papel da linguagem e da aprendizagem. E na teoria Walloniana, a psicogenética é essencialmente sociocultural, relativista e orgânica, considerando o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está imersa, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor integrados. Aqui, a pessoa é vista como um conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, cujo desenvolvimento se dá na integração do organismo com o meio social.

Quanto ao desenvolvimento do indivíduo, Piaget privilegia a maturação biológica. Vygotsky privilegia o ambiente social, enquanto que Wallon privilegia a pessoa completa e integrada ao meio e o desenvolvimento da criança tem seu início na relação do organismo do bebê recém-nascido, com seus reflexos e movimentos impulsivos.

Na construção do real, Piaget postula que o conhecimento se estrutura na criança, de acordo com seus estágios de desenvolvimento, e Vygotsky defende, que a criança já nasce num mundo social, que desde o nascimento vai se formando através da interação com os adultos e com outras crianças mais experientes, enquanto que Wallon defende a idéia de que o desenvolvimento das funções depende tanto das condições de maturação como de exercícios no meio, que irão se desenvolver, de acordo com seus estágios.

Quando se fala do papel da aprendizagem, Piaget acredita que a aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento, e Vygotsky diz que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam e que quanto mais aprendizagem houver, melhor será o desenvolvimento. Já para Wallon, a aprendizagem ocorre quando afetividade, emoções, movimento e espaço físico são trabalhados de formas variadas, por isso, os espaços de aprendizagem devem ser bem organizados.

De acordo com o papel da linguagem, Piaget acredita que o pensamento antecede a linguagem, porque o pensamento depende da coordenação de esquemas sensorio-motores e a linguagem ocorre somente quando a criança já alcançou determinados níveis de habilidades mentais, enquanto que para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com