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Platão De Atenas

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Por:   •  27/8/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

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PLATÃO DE ATENAS

INTRODUÇÃO

Platão é conhecido como um dos maiores filósofos antigos, sua vida e suas obras, principalmente diálogos filosóficos, são importantíssimos. Neste resumo, será falado um pouco sobre a vida memorável deste filósofo, seus conceitos de política, conhecimento, verdade, ética, estética e sua grande contribuição para a psicologia contemporânea. Sem esquecer sua tão famosa “teoria das idéias”, bem com seus diálogos platônicos, que em sua maioria, tem como personagem principal, seu mestre, Sócrates.

VIDA E FILOSOFIA

Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a. C. e morreu em 327 a. C. Platão teve a educação comumente dada aos jovens aristocratas de sua época. Aos vinte anos conheceu Sócrates e aprendeu de seus ensinamentos durante oito anos tornando-se seu discípulo. Depois da morte de seu mestre, Platão viajou pelo mundo para se instruir, já em Atenas, no ano de 387 a. C., o filósofo funda a Academia, que em pouco tempo tornou-se um dos maiores centros culturais da Grécia, tendo recebido tendo recebido grandes políticos e filósofos da época. Platão, ao contrário de seu mestre Sócrates, interessou-se pela política e pela filosofia política. O filósofo dedicou-se inteiramente a estudar a metafísica, ao ensino da filosofia e a redação de suas obras. Platão morreu em, provavelmente, em 348 ou 347 a. C.

Platão é o primeiro filósofoantigo de quem possuímos as obras completas. Platão escreveu muitos diálogos filosóficos, o personagem principal destes diálogos era Sócrates. As obras de Platão geralmente são classificadas em:

a) Diálogos da juventude ou socráticos;

b) Diálogos da maturidade;

c) Diálogos da velhice.

A TEORIA DAS IDÉIAS

Na teoria das idéias, Platão afirma a hipótese da existência de formas ou idéias que seriam os modelos eternos das coisas sensíveis. Cada coisa corpórea e mutável seria o que ela é por causa da essência que lhe serve de modelo. Por exemplo, uma cadeira, independentemente do seu material, cor ou formato, se desgasta e caba com o tempo, no entanto sua essência permanece a mesma. Uma cadeira é cadeira em qualquer tempo e lugar. Com os sentidos não podemos apreender essa “idéia” incorpórea e intemporal. Mas podemos alcançá-la com o intelecto, ela é inteligível.

DIALÉTICA PLATÔNICA

Platão afirma que o diálogo deve ultrapassar o nível de embate de consciências, ou seja, teses é que devem ser debatidas. Deve haver uma evolução das opiniões relativas e instáveis, para o conhecimento de formas mais seguras, sempre em conquista da verdade. Ou seja, além de despertar consciências, também resolver questões teóricas. Platão inova, pois até seu tempo, o objetivo era a explicação do princípio de todas as coisas, daí ela procura explicar a situação atual do universo e dos seres,por meio de causas temporais, que explicam sempre porque cada coisa é o que é.

O CONHECIMENTO PARA PLATÃO

Para Platão o conhecimento não pode ser adquirido de forma direta e imediata. Para ele, essa busca é uma escalada que leva às idéias ou essências, através de etapas sucessivas. Essa escalada começa do mais obscuro e instável, até a máxima clareza e segurança. A verdade não é dada de início, mas apenas no final, depois de vencidas todas as etapas e todo o caminho ter sido percorrido. O conhecimento nunca é uma dádiva gratuita inicial.

A PSICOLOGIA PLATÔNICA

A característica principal do pensamento de Platão é responder a pergunta: o que é intelecto? Suas teorias trazem os primeiros esboços dos principais temas psicológicos, como, intelecto, emoção, motivação, saúde mental e diferenças individuais.

Seguindo seu mestre Sócrates, Platão acreditava que a origem do intelecto estava na alma, uma substância simples e eterna, possuidora da verdade. Platão entendeu que as funções da alma estão organizadas como numa hierarquia. Para Platão, a alma é dividida em níveis, que vão do mais elementar, ou seja, o princípio da vida, até o ultimo nível, a parte imortal da alma, que era a racionalidade e a inteligência.

Platão, em seu conceito de alma, procura alcançar a “via de libertação”, que é o bem absoluto e universal. Porém, diante dos problemas doquotidiano, ele se vê obrigado a melhorar

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