TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que James era o principal psicólogo americano?

Ensaio: Por que James era o principal psicólogo americano?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Ensaio  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  1.215 Visualizações

Página 1 de 2

4) Por que James Foi considerado o principal psicólogo americano¿ Descreva sua atitude em relação ao trabalho laboratorial.

R. James foi considerado o maior psicólogo americano por 3 razões básicos, ele escrevia com uma clareza rara na ciência, se pocisionou contra o objetivo de Wundt na psicologia, que era analizar a consciência partir de seus elementos e fornecer uma maneira alternativa de analizar a mente, a abordagem funcional da psicologia.

A atitude de James em relação ao trabalho laboratorial, decidiu experimentar substancias na qual leu experiências com indivíduos envolvidos eram influenciados pelo oxido nitroso ( gas hilariante) e do nitrato de amila que afeta a oxigenação do cérebro, causando movimentos bruscos, assim decidiu experimentar as substancias, experiências na qual o fascinaram devido, como as alterações físicas alteravam a consciência.

5) Qual a diferença entre a visão de James e Wundt a respeito da consciência¿ Para James qual era o propósito da consciência.

R. Wundt tinha uma visão estruturalista, as operações mentais resultam da organização de sensações que se relacionavam com a estrutura do sistema nervoso concepção estruturalista.

Em relação aos fenômenos, ele queria dizer que o objeto de estudo da psicologia devia ser buscado na experiência imediata. Já em relação às condições, referia-se à importância do corpo, principalmente do cérebro, na vida mental.

A consciência deve ser analisada no seu ambiente natural, que é o físico do ser humano. Essa noção biológica da ação do cérebro sobre a consciência é uma característica exclusiva da abordagem de psicologia de James. Ele rebelava-se contra a artificialidade e a estreiteza da posição de Wundt. Acreditava serem as experiências conscientes simplesmente experiências conscientes e não grupos ou conjuntos de elementos. A descoberta de elementos mínimos da consciência, por meio da análise introspectiva, não demonstrava que eles existiam independentemente de um observador treinado. Como a consciência está em constante modificação, não é possível experimentar o mesmo pensamento ou e mesma sensação mais de uma vez. Pode-se pensar em um objeto ou estímulo em mais de uma ocasião, mas os pensamentos não são idênticos em cada situação. São diferentes devido às experiências intervenientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com