TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressupostos Definidos pela Psicanalise e Behaviorismo

Por:   •  14/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CURSO DE PSICOLOGIA

Cristiane pereira gomes

  1. Em quais aspectos a psicologia humanistas contradiz pressupostos  definidos pela psicanalise e behaviorismo

         Há duas suposições que são básicas da abordagem humanista. Primeiro e antes de tudo, está a crença de que o comportamento deve ser entendido em termos da experiência subjetiva do indivíduo. Se você deseja entender o comportamento, declaram os humanistas, precisa entender a pessoa que está produzindo o comportamento-incluindo a maneira como a pessoa enxerga o mundo (isto é ás vezes  descrito como um ponto de vista fenomenológico). A segunda suposição importante é que o comportamento não é restrito á sua experiência passada  ou ás circunstâncias atuais. Ou seja, o modo como agimos não é simplesmente uma resposta a um estímulo imediato, nem apenas determinado pelos eventos anteriores.

  Estas suposições contrastam com aquelas das outras abordagens, particularmente o behaviorismo e a psicanálise.  Embora obviamente diferentes em seus detalhes, o behaviorismo e a psicanálise compartilham duas características básicas: ambos acreditam no determinismo e ambos veem pouco valor explanatório na experiência subjetiva. Consideramos brevemente cada uma dessas suposições.

  Determinismo é a suposição de que todo comportamento tem causas especificas. Embora tanto o behaviorismo quanto a psicanalise assumam alguma forma de determinismo, eles diferem nos tipos de causas que consideram. Para o behaviorista, o comportamento é ditado por fatores ambientais, como os reforçadores. Para a psicanalise, o individuo é governado por pulsões inatas cuja influencia é em grande parte inconsciente (determinismo psíquico ). Finalmente, ambos  enxergam o individuo como uma espécie de boneco, á mercê de forças em sua maioria incontroláveis.

   Em contraste, os humanistas não veem o comportamento como determinismo pela situação imediata ou pela experiência passada, Embora os dois tipos de fatores passam influenciar o comportamento, o elemento fundamental, na visão dos humanistas, é que os indivíduos são capazes de responder baseados em sua avaliação subjetiva de uma situação; ou seja , eles podem fazer escolhas (ás vezes refere-se a isso como “livre-arbítrio”).

  A justificação para esta postura é complexa e tem sido uma fonte de acalorado debate (ver Rogers e Skinner, 1956). Em grande parte, a posição humanistas esta relacionada á visão de que os humanistas não discordam de seus oponentes sobre quais são as principais causas do comportamento.  

  1. Conceitue:

Self: FALTA ESSE, ESTOU DORMINDO EM PÉ

Self ideal : Na teoria de Rogers, é m constructo de mutação dinâmica que apresenta os objetivos e as aspirações de um individuo . O self ideal refere-se ás nossas noções que temos para nossas vidas. Dependendo de quais sejam estes objetivos e aspirações, o self ideal pode ser  ou bastante semelhante ao self real, ou radicalmente diferente.

Congruência:  A medida que o self e o self ideal de correspondem, o individuo experimenta uma sensação de congruência. É  também expressa como consistência entre o que se experimenta (campo fenomenal) e o que se expressa ( comunica aos outros). Em contraste, se uma pessoa experimente contradições em seu senso do self e do seu entorno, isto produzirá um sentimento de incongruência .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com