TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O “B.F SKINNER E O BEHAVIORISMO RADICAL” “SIGMUND FREUD E A PSICANÁLISE” “PSICOLOGIA DA GESTALT”

Por:   •  30/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 12

CNEC RIO DAS OSTRAS – CURSO DE BACHAREL EM DIREITO

ULLY CRISTINA MEDEIROS CARDOZO DE JESUS

PROFESSOR: DIEGO CHABALGOITY

“B.F SKINNER E O BEHAVIORISMO RADICAL”

“SIGMUND FREUD E A PSICANÁLISE”

“PSICOLOGIA DA GESTALT”

“PROCESSOS GRUPAIS”

RIO DAS OSTRAS

2015

HISTÓRIA PESSOAL: (B.F SKINNER E O BEHAVIORISMO RADICAL)

Nasceu e cresceu em Susquehanna, Pensilvânia, uma pequena cidade no nordeste do Estado. Seu pai exercia a advocacia lembra que seu lar era “quente e estável, Vivi na casa em que nasci até ir para o colégio”. (Skinner, 1967, p.387) Sua fascinação de garoto por invenções mecânicas prenunciou seu interesse posterior em modificação de comportamento observável.

 Em 1938 publicou O comportamento de Organismos, que firmou Skinner como um importante teórico de aprendizagem e estabeleceu os fundamentos de suas publicações subsequentes. O ttrabalho de Skinner pode ser visto como expansão, elaboração e esclarecimento das ideias embrionárias de seu primeiro livro importante.

Skinner escreveu vários outros livros que são importantes para compreender sua visão de personalidade e comportamento humanos. Estes incluem Ciência e Comportamento Humano (1953), Cumulative Record (1959, 1961, 1972), The Technology of Teaching (1968), O Mito da Liberdade (1971) e About Behaviorism (1974).

ANTECEDENTES INTELECTUAIS

Skinner diz como Francis Bacon o fizera antes dele: “Estudei a natureza e não os livros, propondo questões sobre o organismo e não aqueles que estudaram o organismo... Estudei Bacon enquanto organizava meus dados... classifico não pela classificação, mas para revelar propriedades” (Skinner, 1967ª, p. 409). Esta posição levou Skinner a começar com experimentação cuidadosa de laboratório e com acumulação de dados comportamentais visíveis.

Darwinismo

A ideia de que trabalhar com estudos sobre animais pode ser relevante para a compreensão do comportamento humano é um resultado indireto da pesquisa Darwin e do subsequente desenvolvimento das teorias de evolução.

Enquanto outros experimentadores de animais contemplavam-se com uma analise para prever a probabilidade de ocorrência de um comportamento, Skinner ficou fascinado com o passo alem da predição – o controle.

Filosofia da Ciência

Skinner se impressionou com as ideias de filosóficos da ciência, incluindo Percy Bridgeman, Ernest Mach e Jules Henri Poincare. Estes criaram novos modelos de pensamento explanatório que não dependiam de nenhuma subestrutura metafísica. O Behaviorismo, para Skinner, é um caso especial da filosofia da ciência; “não é a ciência do comportamento humano, é a filosofia desta ciência”. O Behaviorismo permite que questões sejam formuladas com clareza, questões para as quais podem ser encontradas respostas.

Analise Cientifica do Comportamento

Começa pelo isolamento das partes simples de um evento complexo de modo que esta parte possa ser mais bem compreendida. Comportamento pode ser totalmente descrito, isto é, ele é mensurável, observável e perceptível através de instrumentos de medida.

Personalidade

Personalidade, no sentido de um eu separado, não tem lugar numa analise cientifica do comportamento. Personalidade é definida por Skinner como uma coleção de padrões de comportamento.

Condicionamento e Reforçamento

O condicionamento responde é facilmente aprendido e manifestado; grande parte da publicidade é baseada neste fato. Reforçamento, um reforço é qualquer estimulo que aumenta a probabilidade de uma resposta. No exemplo acima, a bala era o reforço. Era oferecida somente depois que um determinado comportamento se completava com sucesso.

Ficções Explanatórias

As ficções explanatórias são aqueles termos que não behaviorismo ou desconhecem os reforços que precedem ou sucedem o comportamento.

Controle do Comportamento

Muitos psicólogos preocupam-se com a predição do comportamento; Skinner esta interessado no controle do comportamento.

 Obstáculos ao Crescimento

Punição. Punições informam somente sobre o que não fazer, ao invés de informar sobre o que fazer. Não capacitam uma pessoa a aprender qual é o melhor comportamento para uma dada situação. É o maior impedimento para uma real aprendizagem.

Ignorância. Skinner define ignorância como o não conhecimento do que causa um determinado comportamento.

Vontade. Vontade, livre arbítrio, força de vontade são termos que Skinner classifica como sendo ficções explanatórias mentais não observáveis. A alternativa para a crença em um sentido interior que ajuda a determinar a ação é admitir que nenhum comportamento é livre.

ESTRUTURA

Corpo

 O papel do corpo num sistema baseado exclusivamente em dados observáveis é de importância fundamental. Skinner considera a pessoa uma caixa fechada, mas certamente não vazia.

DINÂMICA

Crescimento Psicológico

Nos termos de Skinner, crescimento é minimizar condições adversas e aumentar o controle benéfico de nosso meio ambiente. O corpo é aquilo que se comporta. Comportamento é tudo o que pode ser observado e tudo o que responde à mudança em contingencias de refor

Relacionamento Social

Pouca atenção é dada à dinâmica que pode existir em situações sociais. A ênfase esta nas forças que modelam, selecionam e dirigem os indivíduos a partir de fora deles.

Intelecto

Skinner define o conhecimento como repertório de comportamentos “um homem sabe a tabua de integrais no sentido de que em circunstâncias adequadas irá recitá-la, ou fazer as substituições correspondentes no curso de um calculo etc”.

HISTÓRIA PESSOAL (SIGMUND FREUD E A PSICANÁLISE)

Sigmund Freud nasceu no dia 16 de maio de 1856, na pequena cidade de Freiberg, na Moravia. Quando tinha 4 anos, na sua família sofreu contratempos financeiros e mudou-se para Viena. Continuou a residir em Viena até 1938, quando emigrou para Inglaterra. Morreu em 1939.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com