TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiras Noções da Psique

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

Primeiras noções da psique: das concepções animistas, concepções hierarquizadas em antigas civilizações.

A busca por compreender como e onde surgiu a civilização pensante e inteligente fez com que fosse objeto de grande especulação e estudo. Existiam alegações sobrenaturais, mas não se contentavam com algo cosmologicamente explicado e sim com algo real deste mundo, e especulavam aprofundando os estudos em busca de desvendar o mistério da racionalidade. E assim começou meio que uma briga entre mito, racionalidade e subjetividade.

Apesar de a racionalidade ser objeto de estudos por muito tempo, a mesma não era o suficiente para entender a complexidade do ser humano, a subjetividade é um fato que impede que se tenho uma compreensão generalizado dos humanos, pois ela faz com que cada um pense e interprete o mundo de uma maneira diferente, tornando assim impossível prever suas ações. E com a consolidação da psicologia reconhecia como uma ciência no século XIX, haviam vários estudos, mas nenhum que desse punho inicial, e sim vários, com objetivos distintos, e os respectivos objetivos e estudos eram influenciados pelas crenças intermediarias culturais de seus países.

Consciência e evolução

E em psicologia o ponto de partida das ideias, era o aparecimento da consciência humana, a capacidade e o poder de pensar, agir e planejar. Seguidos dos estudos da psicologia, vários outros estudiosos buscavam encontrar respostas para a questão da evolução. Na época do desenvolvimento de uns trezentos anos pra cá, houve uma contradição de crenças e aceitação dos povos. Outras culturas eram consideradas estranhas, exóticas ou abandonas por Deus. Só a partir do século XIX viram a ser aceitos sem preconceitos.

A mais conhecida aceita e sem mudanças das teorias foi à teoria da evolução de Charles Darwin, a mesma teoria foi defendida também por outros teóricos. E até hoje ela permanece a mesma.

Estudos também sobre a evolução humana, quanto a racionalidade e cognição, apontam que os seres humanos descendem na verdade dos Homo Sapiens,os anatomicamente modernos. Que diferem muito de outros animais, não só anatomicamente como também por comportamentos inteligentes.

Consciência, Psique e Animismo

A consciência que consiste na consciência e poder de ação, pensamento e manipulação, que fez com que nos matássemos vivos e vivendo em grupo, a chamada sociedade desde os primatas que perdura até a atualidade desde antes receber essa denominação já existia a vida em grupo por uma questão de sobrevivência, uns ajudavam os outros.

Varias áreas de estudos abordam a continuidade da evolução e o processo de socialização, a aceitação das diferenças de diversas culturas, ou ate mesmo de uma mesma cultura, estudo das divergências e singularidades humanas induzidas em uma sociedade.

Após perceber que há uma consciência diferenciada dos demais animais, capaz de realizar atividade, dramatizar situações, idealizar, planejar, traçar metas e fazer com que as aconteçam, passou-se as ter áreas dedicadas a uso aspecto, que muito recentemente foi denominado como psicologia.

Entre os denominados antigos que surgiu a crença, e crenças como a magia, rituais e mitos, por questionamentos que diferenciavam-nos dos demais e que fizeram com que atualmente não necessitemos desses questionamentos.

A magia fez com que os antigos entendessem um contato com o seu próprio corpo, com os outros e com forças consideradas superiores; com todo um ritual com sequencia de atos, e crença que algo aconteceria com esse mesmo ritual, como um ato buscando recompensa. A religião também surgiu com algo extraordinário na evolução, e no tempo de vida consideravelmente inteligente.

Relacionado à religião, vem também os rituais e mitos, rituais surgiu como um tipo de regra, os mitos são histórias relacionada a alguma cultura, irreais, porém com grande poder cultural. Ambos são de uma mesma linguagem.

Edward Burnett Tylor escreveu um livro com o título “Primitive Culture”, neste livro, ele descreveu muita coisa, ele entendia que nossos ancestrais eram movidos por curiosidades, estavam sempre a procura de explicações, mas eles pretendiam mesmo encontra algo que explicasse o motivo da morte. Esse autor concluiu que a iniciativa das religiões começou por causa do mito, porque ele acreditava que com o olhar dos povos antigos sob os fenômenos da natureza também surgiram os mitos.

Nessa mesma ideia de religião, surgiu muitos questionamentos sobre a alma, dando assim muitas teorias do animismo que é a crença em almas. Poirer, dizia em suas teorias que a alma está presente em coisa animada e inanimada, como por exemplo, em animais, máquinas, veículos... Com o tempo, as teorias foram ficando cada vez mais difícil, então, o ser humano começou diferenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com