TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais conceitos Estudando o comportamento

Artigo: Principais conceitos Estudando o comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Principais conceitos

Estudando o comportamento

O Behaviorismo foi demonstrado por Jonh B. Watson, através de um artigo, lançado em 1913, com o tema: Psicologia, como os Behavioristas a veem. Behavior em inglês significa comportamento, tendo mais denominações: Teoria comportamental, Análise experimental do comportamento e Análise do comportamento e através desse estudo desenvolvido por Watson, a psicologia procurando o status como ciência conseguiu grande avanço.

Para Watson, o comportamento estudaria um lado funcional da psicologia, onde as respostas do comportamento é estudada conforme as variáveis do meio, ele via o comportamento como objeto da psicologia, dedicando as interações entre indivíduos(respostas) e ambiente(estimulações), onde o individuo sempre é modificado pelo ambiente.

Dando continuidade no estudo de do behaviorismo, B.F. Skinner, apresentou introdução ao Behaviorismo Radical e sua base para os estudos era o comportamento operante, dividido em comportamento reflexo ou respondente, que é um comportamento não voluntário, por exemplo, a sensação de dor após incidentalmente ter gerado algum ferimento ou reação que temos quando comemos algo azedo e nosso paladar identifica a qualidade da comida que não esta no padrão, tais situações geram respostas, independente da aprendizagem, o que levam os organismos a responder o que antes não conhecia.

Outra classificação do comportamento de Skinner é o operante que esta ligado a grande parte da atividade humana, como por exemplo, a leitura de um livro, o caminhar da casa até o ponto do ônibus a maneira deitamos na cama para dormir, esse modelo também pode ser representado por: RS, sendo, R a resposta= sair de casa e caminhar até o ponto de ônibus e S é o estimulo= pegar o ônibus.

Reforçamento e punição

Ações geradas através de um comportamento realizado são denominadas como reforçadoras, e quando diminuem ações geradas através de um comportamento são denominadas como punidoras ou aversivas e ainda podemos referenciar que o reforço positivo é toda ação que faz com que outra ação continue, permanece; e o reforço negativo toda ação que acaba ou minimiza com outra ação.

Existem reforços que são fundamentais para uma espécie como água, alimento e afeto, esses são consideradosreforços primários, os reforços secundários, são aqueles que relacionados com os primários adquirem uma nova finalidade.

Nos reforços negativos pode-se destacar a esquivaé um processo que ocorre em quais estímulos aversivos são separados por um espaço de tempo, por exemplo: o barulho de uma explosão e o resultado da explosão, o cheiro de queimado e o resultado da queima, ingestão de um alimento com aparência estranha e o resultado no organismo.

A fuga é uma processo parecido, é relacionado com a esquiva porém em andamento para minimizar a situação aversiva que será realizada, por exemplo, tampar os ouvidos para não escutar a explosão da bomba ou não ingerir o alimento com a aparência estranha para evitar o resultado previsto.

Outros processos gerados pelo comportamento são

Extinção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com