TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Comportamento Organizacional Com ênfase Nas Dimensões Que Interferem Nas Relações Dentro Das Organizações

Dissertações: Conceito De Comportamento Organizacional Com ênfase Nas Dimensões Que Interferem Nas Relações Dentro Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  2.245 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A compreensão do comportamento organizacional tem se mostrado um dos grandes desafios da atualidade. Essa interação entre indivíduos e organização forma uma teia complexa de comportamentos observáveis de ambos os sujeitos. Por isso é fundamental a noção clara da definição de comportamento organizacional, que pode perpassar pelos conceitos de eficiência (forma como determinada tarefa é realizada, buscando a otimização dos recursos) e eficácia (resultado obtido, fazendo a coisa certa).

A eficiência e eficácia no trabalho devem ser alguns dos principais objetivos a serem perseguidos por todos os colaboradores, notadamente o líder. Na figura do líder repousa uma das chaves para o atingimento das metas e promoção do espírito de equipe, a partir da motivação que deve ser estimulada nos colaboradores. Esses devem ser incentivados a praticarem o exercício da criatividade, buscando dessa forma a inovação.

Para que todos os fatores acima citados sejam bem percebidos e compreendidos por todos os funcionários, cada vez mais a comunicação empresarial tem representado um papel crucial, fomentando a gestão do conhecimento mediante o compartilhamento de ideias.

CAPÍTULO 1

O Comportamento Organizacional pode ser definido como o estudo metódico das ações dos indivíduos e grupos dentro do contexto das organizações, para fins de explicação, previsão e controle do comportamento humano.

Para Vecchio (2008), o comportamento organizacional é o campo de análise voltado à pesquisa científica, dentro de um contexto organizacional, dos processos comportamentais, que engloba desde as atitudes, motivação e desempenho dos colaboradores, até os fatores organizacionais e societários que influenciam no comportamento do indivíduo.

Outra definição de comportamento organizacional pode ser encontrada em Caravantes, Caravantes & Kloeckner (2008, pg 28), conforme abaixo:

O comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Para ambos os autores, o comportamento organizacional caracteriza-se como um estudo do comportamento dos colaboradores, bem como da influência da organização sobre o comportamento dos colaboradores.

A definição de Caravantes, Caravantes & Kloeckner apresenta-se um pouco mais abrangente, incluindo também em sua definição o efeito do ambiente sobre a organização; e a eficiência, eficácia e efetividade dos trabalhadores em relação à organização.

Em relação aos sistemas abertos e fechados do comportamento organizacional, segue abaixo um quadro comparativo extraído de Caravantes, Caravantes & Kloeckner (2008, pg 37):

8. Organização Social

7. Ser Humano

6. Reino Animal

5. Vida Vegetal

4. Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula

Sistemas

Abertos

3. Sistema Cibernético Simples: Termostato

2. Sistemas Dinâmicos Simples: Mecanismos de Relógio

1. Sistemas Estáticos Simples: Estruturas Sistemas

Fechados

Dessa forma, os estudiosos tem considerado as organizações como sistemas abertos, lidando com seu ambiente para obtenção e utilização de recursos, além de vender produtos finais e serviços (Vecchio, 2008).

CAPÍTULO 2

Pesquisa sobre o conceito de Inovação:

Primeiramente, foi elaborado um modelo de questionário, composto de introdução e pergunta, conforme ANEXO I. Em seguida, a introdução e pergunta foram enviadas por meio de correio corporativo à 31 colaboradores se uma importante instituição bancária de economia mista. Foram recebidas 20 respostas, transcritas no ANEXO I.

Com base nas respostas apresentadas e a partir da realização de análise de conteúdo, as respostas foram divididas em três categorias, conforme quadro abaixo (note-se que em uma mesma resposta pode-se obter mais de uma definição/categoria):

Categoria Nº de Respostas

Melhorar processo 6

Ter nova ideia 9

Implementar novas ideias 7

Foi constatado também que 55% dos 20 pesquisados entendem que a inovação gera ou está associada necessariamente à obtenção de algum benefício.

Ainda em relação à inovação, e conforme a agência FAPESP, existem principalmente duas situações no Brasil que dificultam um ambiente propício para a inovação, especialmente a tecnológica. Uma está ligada a própria individualidade. Não existe uma cultura de empreendedores, o empreendedor aparece quase que por geração espontânea. A outra reside numa característica mais estrutural da sociedade: a educação. Tanto a educação privada quanto a pública não estimulam a criatividade ou a inovação. Além disso, não se reforça a capacidade de aprender sozinho, e sim um modelo de dependência de informações passadas por professores/tutores, de forma uniformizada.

CAPÍTULO 3

Vários são os aspectos a serem considerados em termos de equipe. Uma equipe pode ser caracterizada pela soma dos conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com