TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito De Comportamento Organizacional

Artigo: O Conceito De Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de Comportamento Organizacional

É a área de conhecimento que estuda o comportamento humano em um ambiente organizacional observando ações e atitudes dos indivíduos e grupos nas organizações com a intenção de alcançar a produtividade, reduzir a ausência do trabalhador e a rotatividade, promover a cidadania organizacional verificando o efeito do ambiente e das pessoas na organização, sua eficiência, eficácia e efetividade com finalidade de explicar, prever e controlar o comportamento humano.

Segundo Karla Sampaio o Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo (ausência do trabalhador) e sua rotatividade, promovendo assim a cidadania organizacional.

O Comportamento tem sua origem nos meados de 1990 quando pesquisadores de psicologia, sociologia e outras ciências procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais, mas não houve sucesso, pois o campo do comportamento resistindo a esta unificação e se dividindo em outras áreas bem distintas como microorganizacional que inclui a economia, antropologia e a ciência política. O Comportamento Organizacional foi concluído como um estudo voltado a prever, explicar, compreender e mudar o comportamento humano no ambiente de trabalho. John A. Wagner III e John R. Hollenbeck relata também que está ligado a comportamentos observáveis, tais como conversas no trabalho, uso de equipamentos ou na preparação de um relatório. O pensar, perceber e decidir também fazem parte desses comportamentos tanto interna quanto externamente na empresa. O comportamento das pessoas no âmbito social, tanto como pessoas comuns ou de classe superior também são estudadas. Grupos e Organizações (unidades sociais maiores) são analisados quanto ao comportamento difere da forma que uma pessoa se comporta, pelo fato de não terem comportamentos individuais e sim termos de processo grupais e organizacionais são analisados e explicados conjuntamente.

Ambos os autores concordam que o comportamento organizacional é um estudo do comportamento humano onde a busca pela compreensão do ser vai prevenir, explicar e mudar o comportamento perante seu trabalho e sua vida mudando assim sua visão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com