TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Cognitivos Do Envelhecimento- D.A

Ensaios: Processos Cognitivos Do Envelhecimento- D.A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

Fazer uma análise critica do artigo apontando qual o ponto de vista defendido pela autora, bem como a contribuição de estudos como este para a atuação prática do psicólogo que trabalha com idosos.

O artigo apresenta a complexidade dos problemas sociais relacionados aos idosos com doença de Alzheimer comprometendo sua integridade física, mental e social, acarretando uma situação de dependência total com cuidados cada vez mais complexos, quase sempre feitos na própriaresidência; e reconhecer a importante função dos cuidadores que realizam trabalhos de sua totalresponsabilidade.

Resumindo, os objetivos do estudo foram: caracterizar idosos com doença de Alzheimer e seus cuidadores, aferir o grau de dependência desses idosos e a sobrecarga dos cuidadores no serviço de neurogeriatria.

O cuidador pode mostrar-se ansioso, seja pelo sentimento de sobrecarga quanto por verificar que a sua estrutura familiar está sendo afetada pela transformação dos papéis sociais. Ele é sempre testado em sua habilidade de percepção e adequação à nova realidade, que exige, além de muita dedicação, responsabilidade, paciência e, até mesmo, renúnciae ao saber psicológico e às relações deste com esta área, torna-se crucial que estudiosos e profissionais dessas áreas dispendam esforços definidos na edificação de conhecimentos e também buscando especificidades e generalidades no que se refere à velhice e ao envelhecimento que suprirão tanto a parte psicológica quanto aos outros campos beneficiados por ela.

De modo geral, depreende dacomunicação entre a Psicologia do Envelhecimento no planejamento, avaliação e implementação dos enfoques com idosos, é necessário, além do total conhecimento da Psicologia do Envelhecimento, aprender a usar os conhecimentos em diversos contextos e de cuidado à saúde, tornar técnicas ou metas mais flexíveis e dar preferência a tipos de intervenção focados e breves combinadas aos desafios específicos do indivíduo ou grupo alvo da intervenção.

O Alzheimer é considerado um problema de saúde publica em todo o mundo; por isso é importante sermos da área da saúde, para procuramos ter um noção mais abrangente e aprofundada sobre a doença.

Enquanto se espera por uma cura para os pacientes com a Doença de Alzheimer, é preciso que se reconheça que não são impossíveis de tratar e podemos verificar inúmeros benefícios quando valorizamosas particularidades no tratamento diário do paciente.

Sua causa ainda está em discussão, mas não se descarta a teoria de que o fator genético é considerado principal entre inúmeros fatores relacionados.

Essa doença afeta pessoas dentro da seguinte faixa etária: a partir de 60 anos e nos recentemente tem se observado uma maior ocorrência em pessoas da faixa etária abaixo dessa media e dentro deste mesmo tema tem se verificado a complexidade dos problemas sociais no que se refere a está doença, e também engloba a questão dos cuidadores que com o avanço da doença a uma necessidade da ajuda de outra pessoa, pois a mesma não terá mais a autonomia para atividades simples realizadas no seu dia a dia e isto afeta tanto naesfera social quanto familiar, pois envolve questões emocionais que cria uma exigência demelhor adaptação a nova realidade que exige responsabilidade, tempo, dedicação e paciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com