TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Envelhecimento

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

  O envelhecimento representa a consequência ou os efeitos da passagem do tempo no organismo (envelhecimento somático) e psiquismo (envelhecimento psíquico). No qual compromete os processos cognitivos e físicos, a estimativa para o inicio da velhice é dos 60 e 65 anos, mas é analisado de fato através do processo de envelhecimento que depende do biológico, psíquicos e sociais. Hoje em dia os cientistas sociais especialistas em envelhecimento se referem a três grupos de adultos mais velhos: o “ idoso jovem”, o “ idoso idoso” e o “idoso mais velho”. Cronologicamente, o idoso jovem são as pessoas entre 65 e 74 anos, que em geral estão ativas e vigorosas. O idoso idoso, pessoas entre 75 e 84 anos, e o idoso mais velho pessoas de 85 anos em diante, que tem maior probabilidade de estarem frágeis e enfermas e apresentarem dificuldades em administrar as atividades diárias.

  No desenvolvimento da velhice existe a parte fisiológica que são alterações orgânicas e mentais, tendo a diminuição progressiva de reserva funcional.

  Na velhice, com o aumento da força do elemento distônico desespero e a contínua sensação de estagnação, ou seja, de ausência de propósito, a necessidade de vínculos sociais torna-se mais evidente. Compartilhar da vida dos filhos e netos, ensinar e deixar algo para as próximas gerações e manter relações sociais pode gerar e aumentar o envolvimento vital. Muitas vezes fisicamente limitado e confrontado com a finitude da vida, o idoso se encontra lutando para aceitar a inalterabilidade do passado e a incognoscibilidade do futuro, reconhecer erros e omissões e balancear o consequente desespero com o senso de integridade que é essencial para continuar vivendo (Erikson, Erikson, & Kivnick, 1986).

  Os cientistas desenvolveram teorias para tentar explicar o processo de envelhecimento, sendo:

Teoria do envelhecimento programado: explica o envelhecimento por fatores genéticos, sendo que a velocidade com que o ser envelhece é predeterminado por seu gene, ou seja, o gene determina quanto tempo as células viveram.

Teoria dos radicais livres: surgiu em 1954, com o Dr.Denham Harmon, que propôs que as células envelhecem em consequências de danos acumulados devido as reações químicas que ocorrem no interior das células. Durante essas reações, são produzidas toxinas chamadas de radicais livres.

  Tanto na parte física e cognitiva há certo desgaste. Na parte física começa a surgir mais rugas devido à fragilidade da pele e as celulas começam a morrer mais facilmente, os movimentos acabam sendo mais dificultados, pode haver problemas cerebrais como atrofia cerebral, morte neuronal...

  Na cognição podemos analisar a parte da memoria começam a perder mais facilmente não se recordados dos atos, o raciocínio é mais lento, linguagem as vezes fica mais difícil de expressar e também passam a ter pouca atenção.

  Com os avanços da medicina e também a melhor qualidade de vida a população global esta envelhecendo. Em 2000, o numero de pessoas com sessenta anos ou mais foi estimado em 605 milhões. Em 2050, espera-se que a porcentagem de idosos tende a aumentar.

  Concluímos que o envelhecimento faz parte do desenvolvimento humano no qual nascemos, crescemos, reproduzimos e morremos. Sendo que na velhice há pontos negativos da parte cognitiva e física, mas também existem os positivos no qual podem se tornar mais jovens prolongando mais o tempo de vida praticando exercícios físicos, aproveitando para conhecer as oportunidades novas, também sendo toda experiência de vida que um ser humano tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com