TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psicológicos - Documentário: ‘’Janela da Alma’’

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 2

                      Trabalho de Processos Psicológicos

Texto a respeito do documentário: ‘’Janela da Alma’’ dos diretores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho.

O documentário é formado por 19 depoimentos de pessoas com problemas visuais, dentre elas muitas personalidades famosas da Europa e do Brasil, que falam de como é viver com esse problema, e como isso afeta e muda diretamente a vida deles e a sua percepção de mundo, fazendo revelações importantes e pessoais sobre a visão.

O caso/depoimento que mais me interessou foi do filósofo esloveno Eugen Bavcar, que é cego, mas mesmo assim mostra como tirar ótimas fotografias.

Isso prova a superação dessas pessoas e também que quando as pessoas não possuem um sentido acabam desenvolvendo melhor os outros para suprir as suas necessidades, e é muito fascinante ver como isso é apresentado no filme.

Na frase: ‘’hoje é que vivemos na caverna de Platão’’, nada mais é que uma critica ao mundo que esta cheio de imagens e propagandas que tem como principal objetivo incentivar o consumo, criando uma falsa realidade, e quem perceber e ir contra essa corrente, será ignorando pela as pessoas, ou será chamado de invejoso, estranho e etc.

A percepção é um processo que não depende apenas dos fatores fisiológicos, os psicológicos também são capazes de influenciar a nossa percepção, um exemplo disso são os sentimentos que são capazes de alterar a nossa visão, podemos perceber isso nas pessoas da seguinte maneira, uma pessoa triste vê as coisas diferentes de uma pessoa que esta feliz, e também existem outros exemplos que comprovam isso.

Outra frase do filme que liga se relaciona com a conceito de percepção é a do escritor José Saramago que disse: ‘’Para conhecer as coisas há que dar-lhes a volta, dar-lhes a volta toda’’, e com isso ele quis dizer que só podemos ter alguma conclusão sobre algo, se analisarmos ela muito bem e de todas as maneiras possíveis.

Eu que particularmente não sou muito fã de documentários, amei esse! Pois ele não possui enrolação, além de ser muito interessante e de tratar de um assunto interessantíssimo que é a visão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com