TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Relação entre Indivíduos Conflito e Cooperação

Por:   •  24/4/2015  •  Artigo  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

Processos de relação entre indivíduos

Conflito e Cooperação

[pic 1]

Introdução:

Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, se não fossem as restrições civilizacionais que a sociedade impõe, o Homem estaria numa perpétua «guerra contra todos». Defendia que o Homem é, por natureza, associal, destruidor e voraz. A sociedade é um meio de não deixar a besta revelar-se. Quando retido pelas cadeias sociais o Homem vai além da sua natureza social e torna-se verdadeiramente humano. 

O conflito está presente nas várias dimensões da vida social, no contexto das interações sociais. A situação de conflito possui carácter de conflito intrapessoal (interno), conflito interpessoal (entre pessoas) e de conflito intergrupal (entre grupos).

Quase todas as pessoas acreditam no direito à igualdade de oportunidades dos cidadãos em relação à educação, à saúde, ao emprego ou à intervenção política, e que, esses direitos não podem ser limitados pelo sexo, pela raça, pelas crenças, pela religião, ou pela idade.

No entanto, quando observamos as sociedades, verificamos a existência de atitudes e comportamentos discriminatórios sempre que em determinadas circunstâncias colidem com os valores socialmente implantados.

Deste modo, o conflito e a cooperação surgem enquanto formas privilegiadas de interação social: todas as situações de conflito são antagónicas e exigem a tomada de decisão da pessoa ou do grupo, e assim, a cooperação destaca-se como a relação de entreajuda no sentido de alcançar objetivos comuns.

[pic 2]

(Vantagens e exemplos)

Cooperar é agir conjuntamente com o outro ou interagir com a finalidade de realização de um fim comum. Não basta processos de resolução de conflitos como o contato, os objetivos supra-ordenados, ou a negociação entre grupos para se ultrapassarem os mesmos. É necessário a cooperação para melhor superar os conflitos.

A cooperação enriquece as nossas relações sociais e a nossa própria condição humana, e é tratada como solução em situações de conflitos interpessoais, como por exemplo:

- A relação médico/paciente;

-Situações que envolvem assaltos e roubos;

-Na ajuda humanitária e solidária a pessoas em risco de vida

 De uma forma geral, cooperação pode exercer-se em todas as atividades, desde o campo do trabalho à vida familiar, à atividade política, ao desporto, à ocupação dos tempos livres, à defesa dos grupos e das comunidades.

 Um domínio onde a cooperação se exerce muito especialmente é o da produção de bens e de serviços. No domínio da produção, a divisão social do trabalho entre as profissões e entre as atividades económicas acarreta relações de cooperação, na medida em que a cooperação abre a possibilidade de uma qualificação coletiva dos trabalhadores.
Também, no campo económico, a organização de relações de cooperação, em vista à realização de interesses comuns e à obtenção de vantagens comuns, originou a criação de associações cooperativas. São exemplo disso as cooperativas de produção, de construção, de crédito, de consumo, de habitação, de ensino, cooperativas agrícolas, entre outras.

[pic 3][pic 4]

Integração Social diz respeito ao movimento de grupos minoritários como são exemplo os refugiados, minorias étnicas e desfavorecidas de uma sociedade.

A palavra integração é muitas vezes utilizada como sinónimo de coesão, unidade, equilíbrio, ajustamento e harmonia. A integração social não apaga as diferenças, antes as coordena e orienta.

A integração social é uma teoria que mostra que a falta de interação social positiva tem consequências negativas para o indivíduo e família na comunidade. A integração Social requer:

- Dominar uma língua comum aceite da sociedade;

-Aceitação das leis da sociedade;

-Adoção de um conjunto comum de valores da sociedade;

Contudo, não exige a fusão de culturas em que as pessoas têm de desistir de tudo relativo à sua cultura:

-Pretende-se reconhecer e respeitar a identidade própria do grupo imigrante;

-Entender a autenticidade dos seus padrões, crenças e valores;

A integração social é totalmente contrária a situações de racismo ou xenofobia. Com o objetivo de evitar esta marginalização, relativamente aos imigrantes e minorias étnicas, destacamos as seguintes medidas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (387.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com