TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

\

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        2

2.1 2 – Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI)        2

2.1.1 – Elaboração de projeto interdisciplinar        2

3 CONCLUSÃO        2

REFERÊNCIAS        2


  1. INTRODUÇÃO

  Refletir sobre o processo de descobrimento da criança dentro do meio ambiente, e como podemos trabalhar isso dentro da educação infantil. O presente trabalho vem mostrar um projeto trabalhado por professoras de uma escola de educação infantil e tem como título um amigo que conta e encanta vamos trabalhar neste projeto a histórias, contação que inspira a fantasia, a imaginação, o lúdico e pode ser um meio valioso no desenvolvimento das práticas educativas na educação o infantil.

.


DESENVOLVIMENTO

    A criança desenvolve cada vez mais a capacidade de agir, observar e explorar tudo o que encontra ao seu redor, e elas precisam dessa rica experiência de ter contato com a natureza explorar o meio ambiente, e nem preciso estar num lugar de natureza abundante para este contato, simples e experiência em um parque já leva a criança a explorar vários sentidos que a natureza pode proporciona-lás  a descobrir a natureza ao seu entorno.

    Trabalhar  o meio ambiente e explorar todas as possibilidades vai auxilia as crianças a ter  uma aprendizagem significativa, que contribua para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social.

   De acordo com a  Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Infantil garantir experiências  que Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

    As crianças precisam vivenciar situações concretas, para assimilar os conhecimentos transmitidos a elas.Tomar conhecimento da realidade em que elas estão inseridas é fundamental, para formarem valores relacionados às questões ambientais.
  A criança está sempre disposta a aprender e deve-se aproveitar esta abertura para promover a Educação Ambiental, fazendo com que elas entendam e aprendam a valorizar e amar a natureza , pois, se desde pequenos forem conscientizados acerca de suas responsabilidades, cresceram com mais clareza de seu papel no mundo.

    Iniciar esse trabalho através da inserção da Educação Ambiental no cotidiano de uma escola de Educação Infantil, a fim de que as crianças de hoje possa fazer parte de uma sociedade mais justa, onde os cidadãos respeitam  todas as formas de vida existentes. A Educação Ambiental é um processo, que não se limita somente à  escolar. Mas aplica-lás nas escolas, inclusive na Educação Infantil, é uma das estratégias para desde cedo as crianças terem esse conhecimento.

   Ensinar as crianças sobre os processos de reciclagem e seus benefícios faz parte da conscientização dos pequenos, reaproveitar e inserir novamente em nosso meio o que iria para o lixo, a educação ambiental, enquanto processo, vai além de trabalhos em hortas, separação de lixo , visa também ensinar e praticar a reduzir a geração de resíduos, entender realmente o que é ser sustentável, sempre respeitando a natureza e todos os seus elementos. .  

Esse  trabalho  Ambiental, durante o desenvolvimento infantil, deve ser levado adiante com base na realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia. Na educação infantil, podemos também explorar o ambiente próximo através de vídeos de explorar o meio ambiente em sua volta de modo a serem levados a perceber como é linda e rica a natureza e o quanto a vida humana dependem do ar, do solo, da água, , enfim, de todos os elementos que ela nos provê. Nós somos parte da natureza e é no contato com pequenos animais, com as plantas, rios e mares que as crianças poderão manifestar curiosidade e interesse, os conhecimentos já adquiridos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, que as crianças sejam capazes de demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural.

É fundamental envolver as crianças em atividades que levem as  experiências relacionadas aos cinco sentidos  de audição, visão, olfato, paladar e tato  as atividades perceptivas favorecem o desenvolvimento da sensibilidade e em contato com o meio ambiente a criança tem essas experiências. E assim incentivar a criança a descobrir o meio ambiente e tudo ao seu redor e através da família e da escola juntas trabalharmos com as crianças, a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente e formamos a cada dia cidadãos responsáveis com o meio ambiente.

Justificativa: Partindo do conceito de leitura o projeto tem o objetivo de explorar esse ferramenta que é contar historias para turmas de educação infantil com idade de quatro e cinco anos, as professoras tem como meta mostrar a reação das crianças ao ouvir uma história contada com auxilio de fantoches. Onde foi escolhido o livro Chapeuzinho Vermelho, esse livro relata uma linda história de uma menina e um lobo mal onde as crianças pode estimular a criatividade e imaginação.

Objetivo: Incentivar o prazer pela leitura e o contato com os livros desde cedo;tornar a leitura um ato prazeroso, e a escolha desta historia vai trabalhar a literatura e a linguagem visual, que foi destacada por representação dos personagens através dos fantoches, onde as crianças vão conseguiram ouvir através da historia contata e ver através da demonstração dos personagens, contribuindo com o imaginário.

Metodologia e estratégias: .O projeto visa trabalhar práticas de leitura de maneira lúdica e que proporcione curiosidade e interesse dos alunos a partir dos contos infantis e partir deste conto escolhido e outras varias atividades atinge o lúdico onde as crianças cria, brincam, imaginam e é um dos pontos que a escola de educação infantil não pode deixar de trabalhar, além de trabalhar o desenvolvimento na linguagem oral, intelectual e motora. o contar histórias ajuda também na socialização das crianças,estabelecendo uma comunicação harmoniosa entre elas, na realização deste projeto percebemos que o conto esta presente em diversos atividades e não trabalha somente a linguagem oral mas vários outros conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (241.1 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com