TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção Gravidez Na Adolescencia

Ensaios: Projeto De Intervenção Gravidez Na Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 8

1 APRESENTAÇÃO

A APAMIM - Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e Infância de Mossoró – RN, é uma instituição filantrópica, mantedora do complexo hospitalar: Maternidade Almeida Castro (MAC), Casa de Saúde Dix-Sept Rosado ( CSDR).

Surgida como parte integrante da Política Nacional de Humanização e Assistência Hospitalar e Fundamentada no principio do sistema único de Saúde – SUS, no qual toda gestante tem direito ao acesso de atendimento digno e de qualidade na gestação, foi criado o Projeto Parto Feliz na instituição, no ano de 2000, objetivando a redução da taxa de mortalidade materna, a melhoria do acesso, cobertura e da qualidade do acompanhante pré-natal. Desenvolvido por meio de palestras mensais com diversos temas, referente ao período gestacional, com a colaboração de uma equipe profissional multidisciplinar.

O Projeto Parto Feliz atende em media 1000 mulheres, dentre as quais, mais da metade é menor de 19 anos. De acordo com a pesquisa realizada recentemente, constatamos que 70% das participantes do projeto são adolescentes que estão na faixa etária entre 14 a 18 anos. Indicadores da pesquisa mostram ainda que, essas jovens, estão divididas entre classes sociais media e baixa, na baixa podemos observar que em sua grande maioria não tem escolaridade e sem uniões estáveis.

Tais dados nos remontam a realidade, em que está contido o alicerce deste Projeto de Intervenção. Assim nossa intervenção será unicamente pautada no propósito de capacitar as adolescente e suas respectivas mães ( futuras avós) juntamente com seus companheiros/namorados/esposos a também participarem desta tão importante fase na vida das adolescentes grávidas, discutido sobre sexualidade, laços familiares, projeto familiar. Realizando palestras, debates, dinâmicas, oficinas e distribuição de material educativo/informativo.

2 JUSTIFICATIVA

A gravidez na adolescência não é um fato isolado. Faz parte do processo de descoberta, por parte da adolescente, de sua identidade. Nesta procura a adolescente quase sempre apresenta dificuldades de adaptação ao meio em que vive podendo tornar-se rebelde, procurar entrar em contato com grupos que não pertencem ao seu circulo de amizades, como uma forma de se contrapor aos seus familiares e aos outros adultos também. A gravidez precoce deixou de ser uma ocorrência casual, e o número de pessoas envolvidas na situação trouxe à luz um conjunto de determinações cujo conhecimento tornou viável e politicamente necessário um tipo de intervenção, que por sua e pelas determinações a serem trabalhadas, adolescente, Família e Sociedade.

A própria noção de indivíduo pressupõe a noção do coletivo; é no nível da natureza humana que a singularidade de cada um se articula com a realidade histórica em volta. Na gravidez precoce os papéis de mãe e filha se confundem; ficar grávida na adolescência significa apressar a passagem de uma etapa confusa de todo o ser humano; é ser mãe ao mesmo tempo em que se está descobrindo o amor e o desejo sexual, e também perdendo toda a sua infância. As adolescentes não cumprem o processo de passagem para a idade adulta; passam por uma transição abrupta de mulher ainda em formação para mulher mãe, com isso criam uma situação conflitiva, que quase sempre deixa marcas profundas em suas vidas. A gravidez prematura possui dois aspectos que se destacam dentre os inúmeros outros que ocorrem durante a mesma, os problemas de relacionamento entre as adolescentes grávidas e os seus familiares e sua contribuição para a reprodução da pobreza devido a adolescente geralmente abandonar a escola quando engravida. Isto faz com que ela perca a corrida em direção a um emprego bem remunerado para aquelas adolescentes que continuaram a freqüentar a escola.

É muito importante para a adolescente, que haja entre ela e seus familiares, desde a infância, diálogos constantes acerca do desenvolvimento natural da sexualidade; para que esta adolescente, ao iniciar sua vida sexual e afetiva, não venha faze-lo, como forma compensar uma carência afetiva que possa ter, fantasiando um relacionamento que ansiava vivenciar.

As consequências de uma prática sexual não adequadamente orientada levam sempre a uma gravidez indesejada; que juntamente com os ricos psicológicos, físicos e sociais, a que a adolescente é exposta, reduzem significa mente as possibilidades da adolescente levar uma vida independente e sadia. Embora a idade em que ainda estão em fase de desenvolvimento físico e psicológico. Este ciclo precisa ser quebrado e em seu lugar ser colocada principalmente a educação, a informação e a adequada assistência médica, psicológica e social. As consequências de uma prática sexual não adequadamente orientada, não se restringem apenas às gestações não planejadas; outras repercussões biopsicossociais são tão ou mais importantes que a gestação. As necessidades das adolescentes precisam ser reconhecidas, levando-se em consideração os direitos reprodutivos da mulher incluindo os da adolescente, para incentivar a adolescente para ela desenvolva suas outras capacidades e não somente a de ser mãe e esposa.

Deve-se conceber a sexualidade as adolescentes, em suas diferentes formas de expressão, para que a gravidez indesejada não aconteça; é necessário que as informações sobre educação sexual, saúde reprodutiva e prazer corporal, sejam mais difundidas e temas como: AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis sejam incorporadas a uma concepção total de sexualidade e não abordados como temas isolados. Esses temas devem ser abordados em casa com os pais e na escola onde os adolescentes recebem muitas informações. Há que se assegurar aos jovens (homens e mulheres) informações e acesso a métodos anticoncepcionais, para atender às suas necessidades.Enquanto técnicos e educadores compete-nos tomar a gravidez precoce como um fenômeno que possui laços fortes com aspectos vitais da vida da mulher, ou seja, as questões de relacionamentos familiares que surgem com a gravidez não desejada, que possuem aspectos detectáveis apenas através de uma prática que, por sua natureza é interventiva, possibilitam a percepção de necessidades a serem aproveitadas no sentido da reconstrução das relações sociais e do cotidiano, em que pese à maturidade e as exigências delas decorrentes. As possibilidades de redimensionar as questões relativas à gravidez na adolescência a inscrevem no conjunto de situações em que o educador comparece como provedor de uma ação profissional claramente delimitada e defensável, devido aos preconceitos das pessoas em se tratando de orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com