TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL TEMA: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O IMPACTO NA SOCIEDADE DE SÃO RAFAEL -RN

Por:   •  30/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  2.129 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

FCNSV

Serviço Social

PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

TEMA: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E O IMPACTO NA SOCIEDADE DE SÃO RAFAEL -RN

SÃO RAFAEL RN 2015

SUMÁRIO

1- APRESENTAÇÃO..........................................................................................4

2- JUSTIFICATIVA........................................................................................... 5

3-PROBLEMA DA PESQUISA......................................................................... 5

4-HIPOTESE........................................................................................................6

5-OBJETIVOS......................................................................................................6

5.1-Objetivo

Geral................................................................................................6

5.2-Objetivos Específicos.....................................................................................6

6 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................6

7- METODOLOGIA...........................................................................................11

7.1-ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES................................13

7.2- METODOS CONTRACEPTIVOS.............................................................14

8-CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................16

9-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................17

PROJETO DE PESQUISA

Projeto de Pesquisa elaborado para fins de avaliação dos alunos do curso de SERVIÇO SOCIAL da FACULDADE CATÓLICA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS, sob a orientação do professor Nestor Gomes Duarte Júnior e também coordenador do curso de serviço social.

INTRODUÇÃO

Segundo as pesquisas sobre o conhecimento científico permite verificar a veracidade do objeto pesquisado, confirmando a legitimidade ou negatividade dos fatos, neste estudo faz-se necessário uma leitura minuciosa de uma série de implicações que envolvem as questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética entre outros. Com o propósito de adquirir conhecimento, desenvolvemos um projeto de pesquisa com o tema gravidez na adolescência e seu impacto na sociedade.

Este estudo tem como objetivo geral verificar como as adolescentes enfrentam as mudanças que ocorrem em sua vida após a ocorrência da gravidez e suas perspectivas para o futuro. Para que esse objetivo fosse alcançado foi necessário refletir sobre a educação sexual e sua influência sobre a saúde sexual e reprodutiva do adolescente. A reflexão aqui proposta foi baseada em observação e dados coletados no município de São Rafael onde sob cigilo minuncioso e preservando a identidade das adolescentes expomos aqui apenas indíce de quantidades e qualidades referentes ao bairro Nova Jeruzalém da referida cidade.

A gravidez na adolescência é motivo de preocupação em função das consequências devastadoras para o desenvolvimento tanto da mãe quanto da criança, visto que expressa um exemplo perfeito da interação de riscos biológicos e ambientais. A gravidez na adolescência pode ser considerada problema de saúde pública em função da alta prevalência e das consequências desastrosas para as famílias envolvidas, onde lutam contra quais quer tipo de preconceitos e situações financeiras precarisadas.

A análise da literatura permitiu identificar a necessidade de se desenvolver programas de intervenção para gravidez na adolescência, que devem ter como objetivos prevenir a sua ocorrência, aumentar habilidades parentais, fornecer serviços de pré-natal, diminuir taxa de reincidência de outra gravidez precoce e promover desenvolvimento adequado da criança, fruto de uma gravidez na adolescência. Porém, é necessário maior número de pesquisas que identifiquem aspectos relacionados a resultados de eficiência e eficácia em uma intervenção destinada a essa população, restando claro a certeza que a ocorrência da gravidez na adolescência é relativa à ausência de educação sexual e que o apoio da família é fundamental para que estas adolescentes consigam superar toda a transformação que ocorre em sua vida ao passo que a infância se retira para dar lugar à responsabilidade de ser mãe.

JUSTIFICATIVA

A partir de leituras e análises de diversos materiais, que possibilitou a elaboração de uma síntese de cunho qualitativo cujo objetivo é discutir a relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social, escolhemos o tema gravidez na adolescência e seu impacto na sociedade com a finalidade de elaborar um projeto de pesquisa buscando respostas para auxiliar o profissional de serviço social no exercício de suas atribuições, ampliando assim o debate em torno de um conhecimento mais abrangente da epistemologia.

Porém para se entender as causas e consequências da gravidez precoce se faz necessário um estudo e acompanhamento das famílias em situação de vunerabilidade social, bem como formular políticas públicas que atendam esta classe em toda sua complexidade. Chega-se a conclusão de que o conhecimento científico é de suma importância para o crescimento de uma nação e para o crescimento mundial, já que este, envolve questões de ordens diversas como as questões políticas, filosóficas, éticas e econômicas.

Com o estudo realizado podemos dizer que a importância do conhecimento científico está formando um espírito crítico-científico para a vida acadêmica presente.

PROBLEMA DA PESQUISA

Através da análise os dados coletados podemos identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com