TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA - PREVENÇÃO

Por:   •  21/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  2.274 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARIA AUXILIADORA LIMA

PROJETO DE INTERVENÇÃO

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA - PREVENÇÃO

Porto Nacional – TO

2013

MARIA AUXILIADORA LIMA

PROJETO DE INTERVENÇÃO

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA - PREVENÇÃO

Projeto de intervenção e instrumentalidade do 6º

período de serviço social.

Coordenadora do curso:

Profª Adarly Rosana Moreira Goes

Porto Nacional – TO

2013

SUMÁRIO

Apresentação..........................................................................................................01

Justificativa.............................................................................................................02

Objetivos Geral e Especifico,Publlico Alvo e Metas...............................................03

Metodologia, Recursos Humanos Instituição Parceira...........................................04

Avaliação, Cronograma de Execução e Cronograma de orçamento.....................05

Bibliografia..............................................................................................................06

ANEXOS

Fotos ......................................................................................................................07

01

APRESENTAÇÃO:

O Centro de Referencia da Assistência social - CRAS é responsável pelo desenvolvimento do programa de atenção integral a família, e está baseado na necessidade de atendimento humanizado devido ao crescimento das demandas, no que se refere a área de políticas públicas sociais direcionados a criança, adolescentes e ao idoso.

Tendo como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, fortalecer vínculos familiares e comunitários, adéqua e amplia as ações na área de assistência social, adaptando em consonância com o PNAS (Política Nacional de Assistência Social) com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o PAIF(Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).

O Assistente Social administra e propõe benefícios sociais, planeja e desenvolve pesquisas para compreensão da realidade social, encaminha seus usuários para o resgate da cidadania.

Também oferece as famílias referenciadas acesso os serviços, benefícios e projetos de assistência social, além de os capacitar e tornar habilitados para o desenvolvimento de uma função, proporcionando assim melhorias a saúde, a locomoção e a qualidade de vida.

02

JUSTIFICATIVA

O estágio proporcionou-me conhecer e vivenciar a realidade do Centro de Referencia da Assistencia Social – CRAS do municipio de Silvanópolis-TO, onde tive a oportunidade perceber o grande número de adolescentes grávidas, o que levou-me a elaborar esse projeto. A gravidez na adolescencia figura-se como grave problema de relevância social que atinge parcelas crescente da população brasileira.

No Brasil, 20% das parturientes são adolescente e pessoas de baixa renda, muitas vezes sem condições psicologica para educarem seus filhos. Em Silvanopolis a situação não é diferente, há muitos casos de adolescente em situação de vulnerabilidade e grávidas, o que traz sérias consequencia para vida dessas adolescente, leva-as muitas vezes ao desequilibrio emocional e psicologico, muitas são expulsa de casa pelos pais e rejeitadas por seus familiares; mas isso não quer dizer que essa problematica atinga apenas as classes pobres, mas infelizmente é onde há maior incidencia. Em muitos casos essas dificuldades leva-as a situações preocupantes, como o abandono escolar, a prostituição, o envolvimento com o tráfico de drogas, etc.

Para o profissional do serviço social que lida com essa questão, é necessário fazer intervenção como, formar grupos com mães adolescentes, onde pode ser discutido varios temas sobre a maternidade e também assuntos de interesse das adolescentes, encaminha-las para a Unidade Básica de Saúde- UBS, com o objetvo de ser feito o pré-natal, atrávés de palestras orienta-las quanto a prevenção de uma gravidez indesejada, etc.

Essa é uma realidade muito presente no dia-a-dia da assistente social, e cabe ao profissional buscar garantir os direitos desta população tendo como base o Projeto ético político da profissão.

03

OBJETIVOS:

 GERAL:

Esse projeto visa contribuir para reduzir o número de adolescente grávida através da sensibilização e orientação sobre prevenção, cuidados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com