TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção Psicossocial

Por:   •  13/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: INTERVENÇÕES EM SAÚDE

PROJETO DE INTERVENÇÃO

NATAL

2019


ANA LIA GOMES DE ARAÚJO

ISABELLE SARAÍVA PÍRES DE ARAÚJO

JEANE CRISTINA LOPES DE LIMA

JÚLIA QUEIROZ BADEIRA

KAROLINE DE MELO LIMA

RAQUEL ROSA RODRIGUES DA ROCHA

RENATA BEZERRA DO NASCIMENTO

SABRINA BEATRIZ AZEVEDO

PROJETO DE INTERVENÇÃO

[pic 1]

NATAL

2019


ELABORAÇÃO DO PROJETO

  1. TÍTULO

   Achando na UBS – João Dias suas fragilidades nas áreas ginecológicas e pediátricas e transformando os vazios em riquezas.

  1. APRESENTAÇÃO

  Este projeto versa uma intervenção voltada para a relação entre ginecologista/pediatra com o objetivo de auxiliar esse crescimento.

  Com base nas dificuldades relatadas pela enfermeira, que também ressaltou a necessidade de um projeto mais avançado voltado para essas duas áreas acima citadas, temos em mente a ausência de tais áreas, vendo que, um trabalho em equipe iria facilitar a vida de muitas pessoas que não tem condições em arcar com tal ação, e iria contribuir para que o ambiente de trabalho seja um lugar amplo de serviços.

  O objetivo deste projeto de intervenção é mostrar que esses educadores podem e devem fazer a diferença, que é importante dedicar-se ao outro e que juntos temos um papel importante na sociedade.

  1. PROBLEMA

A UBS João Dias está em plena funcionalidade, mas houve a percepção subjetiva da necessidade de um ginecologista e um pediatra e que a falta desses profissionais é um problema real na unidade. Para iniciar um processo de inserção e propor intervenção, é preciso o reconhecimento e o aumento de adesão da equipe na busca de soluções para suprir essa demanda que atualmente busca esse tipo de atendimento na unidade.

  1. JUSTIFICATIVA

A razão da escolha do tema se justifica ao fato da precariedade e suas consequências, vividas dentro das UBS (unidade básica). Que tem gerado vários problemas, afetando toda a sociedade que precisam desses serviços.

Pretendeu-se nesse projeto, criar medidas cabíveis para crianças, mulheres, funcionários e estagiários. Criando projetos alcançáveis a população e melhorias como cursos de aperfeiçoamento para os funcionários.

  1. OBJETIVOS

O projeto tem como objetivo levar atendimento necessário a população que demanda de certas especialidades, levar para essas pessoas informações e conscientizar sobre a necessidade de um atendimento de rotina. Observamos na UBS João Dias Costa que a maior “reclamação” dos pacientes seria a falta de duas especialidades, ginecologia e pediatria, que são necessitadas diante o público que utiliza dos serviços, e relatam a dificuldade para conseguir a consulta com um profissional dessa área. Então a nossa visão foi de dar uma melhoria nessa questão, e fazer com que essas pessoas tenham mais acesso, que as crianças tenham um acompanhamento com um profissional que é o responsável pela faixa etária, e as mulheres que muitas vezes precisam do atendimento com o médico específico. Nosso pensamento é fazer com que essas pessoas consigam de alguma forma esse atendimento, então com palestras, ou com um dia específico ao mês, mas que elas consigam tirar suas dúvidas e sentirem-se acolhidas por todas as áreas.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Trata-se de uma revisão sistemática de literatura pautada na elaboração de uma questão de pesquisa orientadora da estratégia de busca de alternativas de melhoria para variedade de fontes para a localização das defasagens no objeto de pesquisa em si. A definição de critérios de inclusão e exclusão de estratégias de avaliação da qualidade metodológica das produções.

O levantamento de dados foi feito através de pesquisas feitas por estudantes e profissionais de psicologia voltados para a abordagens intervencionais no sistema de saúde pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com