TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto mutidisciplinar III

Por:   •  5/11/2015  •  Monografia  •  2.740 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GLAUCIA CASTRO FERREIRA ALMEIDA - RA 410199

LIDIANE ALMEIDA BEZERRA-RA 417113

MARY LENY COPA VILLCA JARD - RA 432152

PROFESSORA: GILSE T. LAZZARI PEROSA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

                                                CORUMBÁ – MS

                                                            25/05/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GLAUCIA CASTRO FERREIRA ALMEIDA - RA 410199

LIDIANE ALMEIDA BEZERRA-RA 417113

MARY LENY COPA VILLCA JARD - RA 432152

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Trabalho apresentado como exigência parcial para a conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, ministrada pela Profª. Gilse T. Lazzari Perosa. Sob a responsabilidade da Tutora Presencial Profª Simone Scaffa. Polo TENIR – Corumbá – MS.  

                                                CORUMBÁ – MS

                                                            25/05/2015

INTRODUÇÃO

Para elaborar esse trabalho devemos reunir todas as etapas desenvolvidas, ou seja, observar as partes grifadas em negrito pois elas deverão constar no arquivo final dessa atividade, temos que escolher individualmente os textos para a leitura, após realizar a leitura deveremos escrever individualmente uma resenha critica dos textos lidos, ressaltando os pontos que acharmos mais relevante. Em seguida deveremos reunir junto ao grupo e cada um apresentar os pontos que acharam relevantes, comentar os textos lidos e, finalmente elaborar uma síntese dos principais pontos discutidos pelo grupo evidenciando o conceito do projeto educativo e sua relevância em educação.

È importante que cada integrante do grupo assista filmes relacionados na atividade, discutir coletivamente os aspectos da educação da infância e da formação docente, mapear as etapas de um projeto educativo em ambientes formativos, escolher coletivamente  uma serie ou faixa etária para o desenvolvimento do projeto e listar os conteúdos e habilidades que poderão ser desenvolvidas.

Relacionar os recursos adequados para o desenvolvimento do projeto, o grupo devera planejar a forma de avaliação de seu projeto e registrar coletivamente os mecanismos de avaliação do mesmo.

CONCEITOS DE PROJETOS EDUCATIVOS E SUAS RELEVÂNCIAS EM EDUCAÇÃO

Em primeiro lugar é preciso que se conheça o ambiente em que ira ser  trabalhado, através dessas possibilidades de cada um e principalmente das estratégias a serem utilizadas durante determinado projeto. È importante que se estude a disciplina, o projeto de forma alguma deve abandonar a disciplina, eles estabelecem articulações na relação recíproca entre eles, assim tornando-as um conhecimento em construção, deve-se unir as disciplina sem fazer com que elas percam suas identificações, porque, isso já é uma alto avaliação no contexto geral formando assim uma interdisciplinaridade nada mais é do que a integração das disciplina que contem sua individualidade.

É certo que nem todo o assunto do conteúdo curricular previsto para serem utilizados em uma determinada serie são possíveis de serem abordadas em um mesmo projeto, porem,  uma determinada situação mostra que cada projeto não poderá ser colocadas em prática para que os alunos possam aprender determinados assuntos.

É importante que os pedagogos estejam bem envolvidos com a atualidade, com assuntos do dia a dia, como assistir televisão, ouvir rádio, pesquisar na internet entre outros meios de comunicação, para que assim possa possibilitar que seu projeto esteja bem apurado com o pensamento amplo e original. O tema do projeto a ser escolhido, tem que ter um ponto inicial, utilizar recursos de ensino e aprendizagem, deve haver a participação coletiva e individual dos alunos e professores, é muito importante a pratica da leitura e da escrita e trabalhar a criatividade de cada aluno.

A proposta de realizar um determinado projeto deve se levar em conta o desenvolvimento, a imaginação e estimular o espírito criticam, aprimorar a expressão oral e escrita, trabalhar em equipe, socializar a responsabilidade individual e coletiva de cada um.

É de fundamental importância apresentar aos alunos os propostos do projeto, os objetivos,as justificativas e como será realizado esse projeto, a avaliação a ser dada pelo professor deve ser continua e formativa acompanhando o desenvolvimento dos alunos, incentivando-os e corrigindo-os através de comentários sempre que necessário.

INFÂNCIA, CRIANÇA E LUDICIDADE

O conceito de ser criança é bem diferente do que se tinham alguns anos atrás, segundo Aries (1981), no inicio havia um sentimento de que a criança não era parte integrante da sociedade. Atualmente a criança é foco de estudos e pesquisas com seus direitos contemplados, nas políticas publicas, nacionais e internacionais.

Para refletirmos sobre a criança, a ludicidade, a formação do professor que atua na educação da infância e da suma importância diferenciar criança de infância. De fato há aspectos comuns e outros bem diferentes e, pensar sobre infância, corresponde ter consciência da particularidade infantil que distingui essencialmente a criança do adulto, e do jovem.

O período da infância é muito importante por isso os professores necessitam de subsídios teóricos para intervir no processo ensino- aprendizagem, mantendo um equilíbrio entre as atividades cotidianas, e na brincadeira que a criança pode pensar e experimentar situações novas ou mesmo do seu cotidiano ,resignificando. A criança faz da brincadeira um meio de comunicação, de prazer e de recreação e muitas vezes há a elaboração de um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções, e das construções humanas.

Toda criança necessita brincar independente da época, da cultura ou da classe social. O brinquedo é essência da infância, e o brincar um ato intuitivo e espontâneo que ensina a criança a se colocar na perspectiva do outro.

Um dos vídeos citados para que nós assistíssemos que me chamou a atenção foi o filme á INVENÇÃO DA INFÂNCIA, porque ele retrata as historias de vidas de crianças de diferentes classes sociais, do modo em que elas viviam, da infância perdida, por causa da necessidade do trabalho infantil, as crianças das áreas rurais trabalhavam desde muito cedo nas lavouras, nos canaviais, ou quebrando pedras etc, mesmo em meio a tantas lutas, elas nunca deixavam de sonhar , sonhavam em um dia iriam  aprender a ler e a escrever para que quando ficassem adultos pudessem arrumar um bom emprego em outro lugar de preferência na cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com