TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pró Reitoria Acadêmica – Direção Acadêmica

Por:   •  24/3/2020  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA/JF

[pic 2]

Pró Reitoria Acadêmica – Direção Acadêmica

Curso: Psicologia

Professor: Laís Lage de Carvalho

Aluno: Maria Eduarda Emanuel Lopes Fernandes

O mundo tem vivido uma crise de pandemia no atual ano de 2020, que vem devastando muitos países que estão sendo atingidos por um vírus respiratório chamado Coronavírus (COVID-19). Os médicos estão trabalhando para salvar vidas, para prevenir que a doença continue se alastrando e para que consigam estabilizar essa crise. O Brasil possui um suporte de serviços de saúde Pública, chamado de Sistema Único de Saúde (SUS), que é de total acesso aos habitantes dos estados brasileiros. Dessa forma, ele tem a responsabilidade não só de realizar serviços assistenciais, mas também de realizar vários tipos de ações de cura e reabilitação.

Diante do fato analisado, o Brasil irá sofrer impactos. Que primeiramente, se ligam ao sofrimento dos habitantes, com a perda de suas famílias e entes queridos. E outro problema acarretado, será a pressão que o SUS irá receber com a quantidade de pessoas infectadas, que precisarão de tratamento. Entretanto, o Sistema Único de Saúde é fundamental para a estrutura do país e principalmente para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus, pois ele receberá a maior demanda. O SUS, é o principal elemento que os brasileiros necessitam nessa ocasião de desespero, ao contrário de outros países que não podem contar com esse sistema público ( Estados Unidos, Austrália e Holanda).

De fato, o que é o SUS? O Sistema adotado no país se desenvolveu a partir da reforma sanitária brasileira, que tinha por objetivo promover saúde, articulando e coordenanado ações promocionais e preventivas. O objetivo do SUS é promover proteção ao saneamento das cidades, controlar as doenças, e se aprofundar cada vez mais em desenvolvimento de cura a partir de estudos científicos.

O que é o COVID-19? são vírus que afetam a saúde humana, e atacam o sistema respiratório. Seus principais sintomas são: febre alta, tosse e falta de ar. Ele foi detectado em dezembro de 2019, inicialmente na China, com causas desconhecidas. Dessa forma, ele se expandiu e contaminou um grande número de pessoas em menos tempo que o esperado, acarretando centenas de países e se tornando uma pandemia.

Atualmente em março de 2020, o Brasil tem 11 mortes e 904 casos confirmados por coronavirus, de acordo com as atualizações do Ministério da Saúde. Diante disso, o governo reforça que precisamos de um cuidado maior com idosos, pois são um grupo de alto risco, e reforça também que os próximos 2 meses serão desgastantes, e somente após o mês de julho pode ser que se estabilize a situação.

A transmissão dessa doença ocorre entre as pessoas, de acordo com gotículas que expelem tossindo ou espirrando, que podem ficar em objetos e até mesmo no ar. Por isso, é recomendado que as pessoas fiquem em casa, lavem bem as mãos com sabão, usem álcool em gel, e evitem levar as mãos na região do rosto.

O Brasil e sua população em maioria, irá contar com o Sistema Único de Saúde nesse momento alastroso. O avanço do vírus trás urgência da valorização do sistema no país, pois esse é o único que dá o direito de uma pessoa fazer o teste do COVID-19 de forma gratuita, diante de que na realidade nos Estados Unidos ele seria pago no valor equivalente a R$ 5 mil reais (dados de uma entrevista ao jornalista Cosmo Silva, para o Jornal Brasil Atual).

A promoção de conscientização da gravidade do problema, atendimento domiciliar, prevenção do contágio, e manejo dos hospitais são promoções deliberadas pelo SUS. Também foi criado um aplicativo para ser instalado em smartphones ou tablets, para detectar o COVID-19.

Sendo assim, podemos analisar e chegar à conclusão de que a chegada  do vírus se vincula diretamente ao SUS quando se é tratado no Brasil. Todas as questões de ajuda, apoio, e intervenções dependem dele para sua execução. Para que essa pandemia passe, é necessario seguir e contar com o apoio de todas essas formas de cuidado que o SUS promoveu.

  

Referências: GUIMARÃES, Reinaldo. Importância da atuação do SUS na epidemia do Covid-19. Instituto Humanitas Unisinos. Rio grande do Sul, mar. 2020. Disponivel em: https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/sistemas-de-saude/entrevista-reinaldo-guimaraes-ressalta-importancia-atuacao-do-sus-na-epidemia-da-covid-19/45852/ ; Acesso em: 18 mar 2020.

CARVALHO, Carolina. Países onde não há atendimento médico público. Seguro viagem pro. Fev 2019. Disponivel em:
https://seguroviagempro.com.br/paises-onde-nao-ha-atendimento-medico-publico/ Acesso em: 18 mar 2020.

FIGUEIREDO, Cecília. Avanço do coronavírus expõe urgência de valorização do SUS. Rede Brasil atual/Sindsep, São Paulo, mar 2020. Disponivel em:
https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2020/03/avanco-do-coronavirus-expoe-urgencia-de-valorizacao-do-sus/ Acesso em: 19 mar 2020

Novo coronavírus (2019-nCoV). Boletim Epidemiológico. Secretaria de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde. Janeiro de 2020. Disponível em:
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/janeiro/23/Boletim_epidemiologico_SV S_04.pdf . Acesso em: 19 mar 2020

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com